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Indice de estações
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Madureira
Osvaldo Cruz
Bento Ribeiro
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CLIQUE SOBRE O MAPA ACIMA PARA VER AS LINHAS NO MUNICÍPIO
DO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1955
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do
Brasil (1898-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
OSVALDO
CRUZ
(antiga RIO DAS PEDRAS)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Centro - km 18,099 (1928) |
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RJ-1522 |
Altitude: 20 m |
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Inauguração: 17.04.1898 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1898 com o nome de Rio
das Pedras, rio que passava ao longo do bairro.
A estação mudou de nome para Osvaldo Cruz em 1917 (ref: site da Supervia).
Hoje é estação de trens metropolitanos
da Supervia.
Nota: A Companhia Paulista teve uma estação com o mesmo nome (Osvaldo Cruz) na sua linha-tronco oeste. Fechou nos anos 1990.
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1923
AO LADO: Acidente com morte em Oswaldo Cruz (O Estado
de S. Paulo, 1/5/1923).
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1935
AO LADO: Morte na estação (O Estado de S. Paulo, 11/6/1935). |
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1939
AO LADO:
Acidente entre as estações de Madureira e de
Oswaldo Cruz (O Estado de S. Paulo, 25/7/1939).
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(Fontes: Carolinne Gonçalves; Anderson
___; Silvio Deodono; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapas - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Osvaldo Cruz, 12/2002. Foto Silvio
Deodono |
A estação em 2007. Foto Anderson |
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Atualização:
07.04.2020
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