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Indice de estações
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Encantado
Piedade
Quintino
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CLIQUE SOBRE O MAPA ACIMA PARA VER AS LINHAS NO MUNICÍPIO
DO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1955
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Dom Pedro
II (1873-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-) |
PIEDADE
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Centro - km 13,120 (1928) |
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RJ-2319 |
Altitude: 35 m |
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Inauguração: 11.04.1873 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Piedade foi inaugurada em 1873. O lugar era conhecido pelo
nome da estação, Gambá: "No momento
de expansão ferroviária do Império em direção
à Zona Norte da cidade do Rio, o Imperador resolveu fazer uma
parada em uma região onde havia vários gambás.
Por conta disso, o lugar ficou conhecido como Parada Gambá
ou Estação Gambá", explica o historiador
André Nunes.
Como o nome não agradava a muita gente,
uma moradora do bairro decidiu escrever uma cartinha para o diretor
da Estrada de Ferro Central do Brasil, no fim do século 19.
O texto era o seguinte: "Por piedade, doutor, troque
o nome da nossa estaçãozinha". O apelo acabou
dando certo. "O diretor respondeu: 'Minha senhora, será
feito. E o nome do bairro será Piedade'. Ela gostou, e o bairro
ficou assim", diz o historiador.
Em 1899 foi estendida a
ela a iluminação por acetileno (Memória Histórica
da EFCB, 1908, p. 489).
Na primeira década do século
XX foi construído um novo prédio para a estação
(Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 509).
Hoje
é uma estação utilizada pelos trens de subúrbio
do Rio de Janeiro. Perto dela, desde os anos 1950, está a Universidade
Gama Filho, conhecida por ser a primeira universidade que se instalou
nos subúrbios cariocas.
1888
AO LADO: Salvos do atropelamento na estação (A Provincia de S. Paulo, 6/9/1888) |
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1917
AO LADO: Violencia na estação é julgada dois anos mais tarde, em 1915 . (O Estado de S. Paulo, 25/01/1917) |
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1922
AO LADO: Suicidio
na estação de Piedade (O Estado de S. Paulo, 28/2/1922) |
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1922
AO LADO: Atropelamento na estação de Piedade (O Estado de S. Paulo, 14/7/1922) |
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1932
AO LADO: Acidente
na estação de Piedade (O Estado de S. Paulo, 22/6/1932) |
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ACIMA: Localização da estação de Piedade (Guia Levi - mapa dos anos
1940).
ACIMA: A estação de Piedade, possivelmente anos 1960 (Autor desconhecido).
ACIMA: TUE da Supervia parado na estação
de Piedade em janeiro de 2015 (Foto Eduardo Pereira Moreira).
(Fontes: Eduardo Pereira Moreira; Evandro Alves;
Anderson Silva; André Nunes; Carlos Latuff; André
Nunes; CBTU; Manuel Fernandes Figueira: Memória Histórica
da EFCB, 1908; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Communicação,
1928) |
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Atualização:
11.07.2023
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