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E. F. Dom Pedro
II (1858-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
QUEIMADOS
Município de Queimados, RJ |
Linha do Centro - km 48,278 (1928) |
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RJ-0041 |
Altitude: 29 m |
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Inauguração: 29.03.1858 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Queimados foi inaugurada em 1858, com a presença
do Imperador Pedro II - era a ponta de linha no dia da inauguração
da Estrada de Ferro Dom Pedro II.
Segundo a lenda, foi nomeada no dia de sua inauguração
pelo Imperador D. Pedro II, que, no trem inaugural, perguntou qual
era o nome do local. Como não existia, viu ao longe uma queimada
e deu o nome de Queimados.
Ainda não era cidade então, era um povoado no meio de
uma fazenda (Fanchem) bastante antiga.
Foi terminal da linha por pouco tempo, mas o suficiente para ter seu
nome lembrado em toda a história da ferrovia no Brasil. A localidade
somente foi elevada a município no ano de 1990.
Hoje é uma estação de trens metropolitanos
atendida pelos TUES da Supervias.
1890
AO LADO: Acidente na estação de Queimados com morte (O Estado de S. Paulo, 15/7/1890).
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1891
AO LADO: Acidente proximo à estação de Queimados sem mortes. Lembrar que nesta época não havia nenhuma estação entre Queimados e Belem (Japeri) (O Estado de S. Paulo, 4/12/1891).
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1925
AO LADO: O agente da estação
de Queimados noticia a Central do Brasil sobre vistoria em
Austin (O Estado de S. Paulo, 27/8/1925).
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1927
AO LADO: Nova cabine na estação (O Estado de S. Paulo, 26/11/1927).
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1933
AO LADO: Descarrilamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 18/10/1933).
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1939
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 4/1/1939).
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1939
AO LADO: Mais um cidente na estação em 1939
(O Estado de S. Paulo, 22/1/1939).
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1939
AO LADO: E ainda outro acidente na
estação em 1939 (O Estado de S. Paulo, 23/2/1939).
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1941
AO LADO: Descarrilamento na
estação (O Estado de S. Paulo, 12/6/1941).
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ACIMA: Como outras estações,
a de Queimados também serviu como chamariz de vendas, em propaganda
de 1949 (Diario de Noticias, 9/1/1949).
ACIMA: Trem de subúrbios da Central
junto à estação de Queimados em 1955 (Coleção
Solimar O. Silva).
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1964
AO LADO: Revolta na estação por causa
de atrasos nos trens. Comum nesses tempos (Folha de S. Paulo,
1/3/1964).
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(Fontes: Carlos Latuff; Coleção
Solimar O. Silva; O Estado de S. Paulo, 1925 e 1939; Folha de S. Paulo,
1964; Diario de Noticias, 1949; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras
de Communicação, 1928; IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, 1958; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
30.08.2020
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