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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Queimados
Engenheiro Pedreira
Japeri
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
ENGENHEIRO PEDREIRA
(antiga CARAMUJOS)
Município de Japeri, RJ
Linha do Centro - km 54,920 (1928)   RJ-0042
Altitude: 26 m   Inauguração: 27.01.1914
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1977
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caramujos foi inaugurada em 1896 como posto telegráfico.

O dia 12/11/1914 é citado por Max Vasconcellos, mas possivelmente é o dia em que o posto foi elevado à categoria de estação.

Mais tarde o nome foi alterado para Engenheiro Pedreira.

O prédio da estação atual foi inaugurado em outubro de 1977.

"Importante é dizer que no sentido Central, bem depois da estação, de três linhas (duas da SuperVia), uma (da MRS) se separa e faz um desvio. Ela passa a seguir pela antiga Linha Auxiliar,que foi modificada há algumas décadas. A Linha Auxiliar original chegava perto de Engenheiro Pedreira, na estação Aljezur e depois se afastava, só se encontrando com a atual SuperVia (antiga Linha do Centro) em Japeri. Depois se decidiu construir um desvio de Aljezur até Engenheiro Pedreira, fazendo a conexão entre Auxiliar e Centro, que antes não existia. Já o trecho original da Auxiliar, de Aljezur até Japeri, foi abandonado mais tarde e não há mais trilhos. Está aparentemente erradicada,mas ela existe oficialmente e é da FCA" (Julio C. Silva, 9/2009).

1923
AO LADO:
Acidente na estação de Caramujos (O Estado de S. Paulo, 30/5/1923).

1925
AO LADO:
Acidente na estação de Caramujos (O Estado de S. Paulo, 25/8/1925).

1925
AO LADO:
Locomotiva avariada na estação (O Estado de S. Paulo, 31/12/1925).


ACIMA: As oportunidades de compra de terrenos no anúncio publicado em 1938 aobre a região da então Caramujos em 1938 terão se tornado realidade setenta e três anos depois, no que atualmente é um bairro pobre da região metropolitana do Rio de Janeiro? (Jornal do Brasil, 4/6/1938).

1971
AO LADO:
Perseguição policial acaba na estação (O Estado de S. Paulo, 05/05/1971).

ACIMA: O desastre em 1958 (outra vez na Central do Brasil...) - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA VER A REPORTAGEM (De um jornal carioca não identificado , edição de 13/6/1958).

ACIMA: O desvio citado no texto que liga à Auxiliar, em Aljezur (Foto Julio Cesar da Silva, 9/2009).

ACIMA: TUE da Supervia passa pelo pátio de Engenheiro Pedreira (Foto Julio Cesar da Silva, 9/2009).

(Fontes: Julio C. Silva; J. E. Buzelin; Carlos Latuff; Coaraci Camargo; O Estado de S. Paulo, 1923 e 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Inauguração da nova estação de Engenheiro Pedreira em 1977. Acervo J. E. Buzelin

A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto Carlos Latuff

A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto Carlos Latuff

A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto Carlos Latuff

A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto Carlos Latuff

A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto Carlos Latuff

A estação de Engenheiro Pedreira em 01/2004. Foto Carlos Latuff
   
     
Atualização: 16.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.