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E. F. Central do
Brasil (1923-anos 1960)
Supervia (2012-) |
SILVA
FREIRE
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Centro - km 9,106 (1928) |
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RJ-1513 |
Altitude: 21 m |
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Inauguração: 1926 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2012 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Silva Freire teria sido aberta em 1923 segundo Max Vasconcellos.
Mas pode ser um erro, pois ela parece ter sido realmente aberta
em 1926 (ver caixas abaixo), além de servir somente para cargas. Os passageiros
se utilizavam da estação do Engenho Novo, muito próxima.
Foi extinta nos anos 1960.
A estação esteve para ser reativada há alguns anos, mas...
"Antes de começarem sua reconstrução,
só existia ali a velha plataforma e o acesso. Conversava com os clientes
do Méier e eles me diziam que ali era a estação desse nome. Começou
a obra e levantaram em altura a plataforma e construíram as escadas
para o acesso, mas a obra parou. Ouvi dizer que seria chamada de Méier
2 (ridículo). Na posição que ela está, só serviria aos ramais diretos"
(Anderson, março de 2003).
Finalmente, em 2012 ela estava sendo reativada e, agora, para passageiros.
Segundo o governo fluminense, "reformada pela SuperVia, conta
agora com novo mezanino, coberturas nas plataformas de embarque e
desembarque, passarelas para pedestres e piso tátil. A estação servirá
como parada para trens semidiretos (ramais Japeri e Santa Cruz), contribuindo
ainda para o melhor fluxo de passageiros nas estações Méier e Engenho
de Dentro".
1923
AO LADO: É definido
o nome da nova estação (O Estado de S. Paulo,
26/5/1923).
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1924
AO LADO: Acidente nas
obras de construção da estação
de Silva Freire causou morte (Ainda estava em construção
a estação?) (O Estado de S. Paulo, 3/4/1924).
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1925
AO LADO: As obras de
construção continuavam (O Estado de S. Paulo,
8/3/1925).
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1926
AO LADO: Inauguração da
estação de Silva Freire - somente para uso de
cargas (O Estado de S. Paulo, 6/11/1926).
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1928
AO LADO: Em 1928, a Central
anunciou a construção de uma estação
de cargas em Silva Freire. Teria ela sido realmente construída?
(Folha da Manhã, 24/3/1928)
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1935
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 30/7/1935) |
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1935
AO LADO: Desastre com feridos
(O Estado de S. Paulo, 31/12/1935) |
ACIMA: Estação de Silva Freira em 1937 (A Noite, 22/3/1937).
ACIMA: Acidente na estação em 1937 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio de S. Paulo, 19/3/1937).
1939
AO LADO: Acidente na estação (O
Estado de S. Paulo, 16/7/1939).
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ACIMA: A estação em março
de 2012, antes da reinauguração.
Vê-se o novo TUE chinês, então recém-chegado
para a SuperVia (Foto Salvador Scofano, 12/3/2012).
(Fontes: Salvador Scofano; Anderson Souza; Wanderley Duck;
Jorge A. Ferreira Jr.; Folha da Manhã, 1928; O Estado de S.
Paulo, 1923, 1924, 1925 e 1939; Central do Brasil: relatório
anual, 1923; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1923, na época de sua inauguração.
Foto do relatório da EFCB desse ano |
A estação, em foto de 27/4/1921. Foto cedida por Wanderley
Duck |
A atual estação, sem funcionar, em 02/2007. Foto
Anderson Souza |
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Atualização:
27.02.2021
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