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Indice de estações
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Sampaio
Engenho Novo
Silva Freire
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CLIQUE SOBRE O MAPA ACIMA PARA VER AS LINHAS NO MUNICÍPIO
DO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1955
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Dom Pedro
II (1858-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
ENGENHO
NOVO
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Centro - km 8,630 (1928) |
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RJ-1384 |
Altitude: 17 m |
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Inauguração: 1858 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenho Novo foi aberta em 1858.
Na primeira década do século XX foi construído
um novo prédio para a estação (Memória
Histórica da EFCB, 1908, p. 509). Nesta época, a
EFCB informava que "a estação dava correspondência
com os bondes de Villa Izabel e outros" (Estrada de Ferro
Central do Brasil, 2o volume, Imprensa Nacional, 1902).
Hoje, há muitos anos sem bondes por perto, é estação,
operada pela empresa Supervia.
1882
AO LADO: Acidente na estação fere vários passageiros
(A Provincia de S. Paulo, 22/03/1882). |
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ACIMA: Estação do Engenho Novo
em 1891. Foto da então imponente estação de Engenho Novo em
1891, bairro que na época, era uma importante freguesia. A fotografia
mostra linha tripla, o que seria um paradóxo em relação ao descrito
nos livros, que aponta o ano de 1897 como o assentamento da terceira
linha. Aparentemente, as três linhas não estão somente no pátio, mas
seguem adiante pela linha tronco. O fotógrafo está mostrando o sentido
do Méier e as plataformas são adjacentes às ruas 24 de Maio e Arquias
Cordeiro respectivamente, tendo acesso direto para a rua. As atuais
passagens subterrâneas seriam contruídas apenas em 1920. Esse cenário
nos leva a crer que o assentamento de linhas de deu do centro para
as laterais do leito. O provável prédio original do Engenho Novo é
o da esquerda e a plataforma da direita deve ter sido construída no
assentamento da segunda linha. Há reportagens de periódicos antigos,
informando que os prédios e plataformas foram severamente modificados
com o assentamento da quarta linha em 1905, mudanças essas que envolveram
o seccionamento das plataformas no sentido longitudinal para a inserção
da quarta linha no sentido do subúrbio. Sobre o ano da foto do Engenho
Novo, em relação a divergência de informações com o assentamento da
terceira linha, pode está havendo um erro discreto no ano apontado
pelo Instituto Moreira Salles, mas dá para afirmar que a foto ainda
é do século XIX - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM MELHOR RESOLUÇÃO
(Foto Marc Ferrez, acervo IMS - Instituto Moreira Salles).
1895
AO LADO: Acidente na estação fere passageiro imprudente gravemente
(O Estado de S. Paulo, 20/6/1895). |
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1897
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 10/2/1897). |
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1897
AO LADO: Outro cidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 13/6/1897). |
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ACIMA: Descarrilamento no Engenho Novo em 1917 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER MAIS SOBRE A REPORTAGEM (O Imparcial, 22/3/1917).
1923
AO LADO: Morte na estação
(O Estado de S. Paulo, 15/4/1923).
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1926
AO LADO: Inauguração da
estação de Silva Freire - somente para uso de
cargas - e Engenho Novo fica para os passageiros (O Estado
de S. Paulo, 6/11/1926).
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ACIMA:
Acidente no Engenho Novo, em 1934 (Revista Noite Ilustrada,
1934).
1939
AO LADO: Descarrilamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 11/7/1939).
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ACIMA: Problemas
na estação de Engenho Novo em 1950 (Correio da
Manhã, 26/2/1950).
ACIMA: Rua 24 de Maio (esquerda), acompanha
a linha da Central (direita) no bairro do Engenho Novo, provavelmente
anos 1950 (Foto Tibor Jablonsky).
(Fontes: José E. Buzelin; Anderson M.
Silva; Tibor Jablonski; O Estado de S. Paulo, 1923, 1926 e 1939; Revista
Noite Ilustrada, 1934; __: Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o
volume, Imprensa Nacional, 1902; Correio
da Manhã, 1950; Manuel Fernandes
Figueira: Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 509; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1910. Jornal do Brasil |
A estação em 02/1989. Foto José E. Buzelin |
Cabine 3 de Engenho Novo, em 02/1989. Foto José E. Buzelin |
Estação do Engenho Novo em 2007. Foto Anderson
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Atualização:
11.08.2021
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