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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Serraria
Souza Aguiar
Paraibuna
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Dom Pedro II (1884-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
SOUZA AGUIAR
Município de Simão Pereira, MG
Linha do Centro - km 217,055 (1928)   MG-1248
Altitude: 308 m   Inauguração: 08.11.1884
Uso atual: depredada (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Souza Aguiar foi inaugurada em 1884 e tem o nome devido ao Tenente Coronel Antonio Geraldo de Souza Aguiar, diretor da Central nos anos 1890.

Após essa estação a linha atravessava os túneis 17 e 18 antes de chegar a Paraibuna.

"As fotos abaixo são de janeiro de 2008, vale contar que na época da RFFSA a linha 2 se extendia até as proximidades das passagens de nível retiradas pela MRS em 2009, onde hoje começa a linha 2 começava a antiga linha 3 que era a linha especial para os trens de passageiros (embarque e desembarque). Hoje a estação é usada por moradores de rua, está totalmente quebrada, pixada e o telhado está em condições precárias, quase caindo" (Mateus Travassos Moraes, 8/1/2010).

Em 2019 estava depredada.

1939
AO LADO:
Descarrilamento a 4 km da estação de Souza Aguiar em 1939 (O Estado de S. Paulo, 22/8/1939).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1884 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte, que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968. (Guias Levi).
(Fontes: Mateus Travassos Moraes; Carlos Latuff; Jorge A. Ferreira; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação em 2002. Foto Carlos Latuff

A estação em 2002. Foto Carlos Latuff

A estação em 01/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 02/2005. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 1/2008. Foto Mateus T. Moraes

A estação em 1/2008. Foto Mateus T. Moraes

A estação em 01/2019. Foto Julio Alves
   
     
     
Atualização: 17.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.