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E. F. Dom Pedro
II (1884-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SOUZA
AGUIAR
Município de Simão Pereira,
MG |
Linha do Centro - km 217,055 (1928) |
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MG-1248 |
Altitude: 308 m |
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Inauguração: 08.11.1884 |
Uso atual: depredada (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Souza Aguiar foi inaugurada em 1884 e tem o nome devido
ao Tenente Coronel Antonio Geraldo de Souza Aguiar, diretor
da Central nos anos 1890.
Após essa estação a linha atravessava os túneis
17 e 18 antes de chegar a Paraibuna.
"As fotos abaixo são de janeiro de 2008, vale contar que na
época da RFFSA a linha 2 se extendia até as proximidades das passagens
de nível retiradas pela MRS em 2009, onde hoje começa a linha 2 começava
a antiga linha 3 que era a linha especial para os trens de passageiros
(embarque e desembarque). Hoje a estação é usada por moradores de
rua, está totalmente quebrada, pixada e o telhado está em condições
precárias, quase caindo" (Mateus Travassos Moraes, 8/1/2010).
Em 2019 estava depredada.
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1939
AO LADO:
Descarrilamento a 4 km da estação de Souza Aguiar
em 1939 (O Estado de S. Paulo, 22/8/1939).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1884 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte,
que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1968. (Guias Levi). |
(Fontes: Mateus Travassos Moraes; Carlos Latuff; Jorge
A. Ferreira; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928) |
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A estação em 2002. Foto Carlos Latuff |
A estação em 2002. Foto Carlos Latuff |
A estação em 01/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 02/2005. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 1/2008. Foto Mateus T. Moraes |
A estação em 1/2008. Foto Mateus T. Moraes |
A estação em 01/2019. Foto Julio Alves |
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Atualização:
17.03.2019
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