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E. F. Dom Pedro
II (1885-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VIEIRA
CORTEZ
(antiga AVELAR e BOA VISTA)
Município de Paraíba do Sul,
RJ |
Linha do Centro - km 177,814 (1928) |
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RJ-1511 |
Altitude: 281 m |
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Inauguração: 05.07.1885 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: Aberta
em 1885 com o nome de Avelar.
Seu nome depois passou a ser Boa Vista, vindo finalmente em
1924 a homenagear o engenheiro residente Antonio Vieira Cortez.
Foi demolida. Sobrou a caixa d'água, de 1869.
1924
AO LADO: Mudança
do nome de Vieira Cortez (O Estado de S. Paulo, 2/4/1924).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1885 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte,
que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1968 (Guias Levi). |
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Hugo Caramuru; O
Estado de S. Paulo, 1924; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Vieira Cortez ainda de pá.
Anos 1980. Foto Hugo Caramuru |
Caixa d'água da estação, em 03/2003. Foto
Jorge A. Ferreira |
Ruínas da estação, em 03/2003. Foto Jorge
A. Ferreira |
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Atualização:
09.10.2018
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