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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Augusto Vasconcellos
João Ellis
Campo Grande
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996)
JOÃO ELLIS
Município do Rio de Janeiro, RJ
Ramal de Mangaratiba - km   RJ-4371
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: nenhum   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de João Ellis, também chamada de Ítalo Del Cima, foi aberta em função da sede do time de futebol do Campo Grande, cujo estádio ali ficava e tinha o nome de Ítalo Del Cima.

Teria sido desativada quando o time foi rebaixado da Primeira para a Segunda Divisão do futebol fluminense.

Terá tido alguma construção ou terá sido sempre uma plataforma isolada?

Em 2014, moradores pediam a reativação da antiga parada. Eles moravam em frente à extinta parada e contavam que levavam 30 minutos a pé para qualquer das duas estações mais próximas. Moradores pediam em reportagem do jornal O Dia, de 31/7/2014: "Lutamos há muito tempo por isso e a plataforma já está ali, não é possível que seja tão difícil assim construir uma bilheteria e uma catraca. Só queremos ter acesso ao trem". "É um transtorno! Andar até a Augusto Vasconcellos leva mais de 20 minutos a pé. E, às 5h, tem ainda o risco de assalto".

(Fontes: Julio Cesar da Silva, 2009; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada em 2009. Foto Julio Cesar da Silva
 
     
     
Atualização: 11.08.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.