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VXY Mogiana em MG
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Parada da Pedreira
Muriqui
Praia Grande
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-c.1985)
MURIQUI
Município de Mangaratiba, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 85,612 (1928)   RJ-1470
Altitude: -   Inauguração: 07.11.1914
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da estação do Saí, onde desviava para o porto; com isso, nos anos 1980, o trecho original entre essa estação e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Muriqui foi inaugurada em 1914.

A população do distrito de Muriqui, no município de Mangaratiba, era de 983 habitantes em 1950.

A estação foi desativada, depois de o trem de passageiros deixar de passar no trecho entre Santa Cruz e Mangaratiba. Depois disto, foi demolida.

O que sobrava em 2003 era apenas era um prédio que servia de dormitório para os ferroviários.


ACIMA: Trem de passageiros na estação de Muriqui em 1953 (Acervo Nadir Marques da Fonseca).

(Fontes: Carlos Latuff; Nadir Marques da Fonseca; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Muriqui ao fundo. Acervo Nadir Marques da Fonseca

O prédio que foi dormitório, em 05/2003. Foto Carlos Latuff
 
     
     
Atualização: 03.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.