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E. F. Central do
Brasil (n/d-1975)
RFFSA (1975-c.1985) |
PARADA
DA PEDREIRA
Município de Mangaratiba, RJ |
Ramal de Mangaratiba - km |
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RJ-3880 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado
em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante
subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí,
e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até
alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia
atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO: A Parada da
Pedreira não tem data de inauguração conhecida.
Tudo indica que seja uma estação relativamente nova
- uma parada simples, aliás - pois não consta do Guia
Geral de 1960. Aparece nos Guias Levi posteriores. "Fui andando
da estação de Itacuruçá até Muriqui e, antes de chegar a esta,
passei pelo acanhado bairro de Axixá, no qual existe uma plataforma
velha, com o que restou de concreto, quase só de terra. É a antiga
Parada da Pedreira. Andando uns metros à frente,depois de uma pequena
curva, a paisagem se abre e revela nos morros a pedreira que deu nome
à parada. Era usada pela própria ferrovia para fazer seu lastro"
(Julio Cesar da Silva, 13/11/2010).
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A antiga plataforma à direita da linha. Foto Julio Cesar
da Silva em 13/11/2010 |
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Atualização:
16.01.2011
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