A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Itacuruçá
Parada da Pedreira
Muriqui
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (n/d-1975)
RFFSA (1975-c.1985)
PARADA DA PEDREIRA
Município de Mangaratiba, RJ
Ramal de Mangaratiba - km   RJ-3880
    Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A Parada da Pedreira não tem data de inauguração conhecida. Tudo indica que seja uma estação relativamente nova - uma parada simples, aliás - pois não consta do Guia Geral de 1960. Aparece nos Guias Levi posteriores. "Fui andando da estação de Itacuruçá até Muriqui e, antes de chegar a esta, passei pelo acanhado bairro de Axixá, no qual existe uma plataforma velha, com o que restou de concreto, quase só de terra. É a antiga Parada da Pedreira. Andando uns metros à frente,depois de uma pequena curva, a paisagem se abre e revela nos morros a pedreira que deu nome à parada. Era usada pela própria ferrovia para fazer seu lastro" (Julio Cesar da Silva, 13/11/2010).
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A antiga plataforma à direita da linha. Foto Julio Cesar da Silva em 13/11/2010
   
     
Atualização: 16.01.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.