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E. F. Central do
Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-c.1985) |
ITACURUÇÁ
Município de Mangaratiba, RJ |
Ramal de Mangaratiba - km 81,522 (1928) |
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RJ-1474 |
Altitude: 2 m |
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Inauguração: 17.11.1911 |
Uso atual: órgão da Prefeitura
(2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado
em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante
subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí,
e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até
alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia
atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itacuruçá foi inaugurada em 1911.
Está
desativada pelo menos desde os anos 1980, quando o trem de passageiros
deixou de passar no trecho entre Santa Cruz e Mangaratiba.
Segundo antigos usuários do trem, da estação
não se via o trem chegando, pois havia logo depois dela uma
grande curva. Ouvia-se mas não se via o trem.
Foi uma das
estações restauradas na época da revitalização
de certas estações pela RFFSA. Serve hoje de escritório
para a Prefeitura. Hoje passam por ali os trens que transportam minérios
para o porto de Guaíba que vêm pela variante desde Japeri.
ACIMA: Estação de Itacuruçá
nos anos 1940. A conservação externa já não
era grande coisa (Autor desconhecido).
(Fontes: Carlos Latuff; Valeria Porto; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 11/1934. Revista O Cruzeiro |
A estação, em 05/2003. Foto Carlos Latuff |
Plataforma da estação, em 05/2003. Foto Carlos
Latuff |
A estação ao fundo, em 05/2003. Foto Carlos Latuff
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A estação, em 05/2003. Foto Carlos Latuff |
A estação de Itacuruçá em 10/7/2010.
Foto Valeria Porto |
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Atualização:
04.07.2023
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