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E. F. Central do
Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-) |
SANTÍSSIMO
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Ramal de Mangaratiba - km 35,883 (1928) |
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RJ-3444 |
Altitude: 47 m |
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Inauguração: 1890 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado
em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante
subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí,
e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até
alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia
atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santíssimo foi aberta em 1890.
Hoje é uma
estação dos trens metropolitanos da Supervias. Porém,
a estação, de madeira, foi incendiada em 1963: o prédio
atual deve ter substituido este incendiado.
Uma semana depois, outro quebra-quebra na estação
fez com que o agente (chefe) da estação, Geraldo
Barbosa de Souza, fugiu ante a ameaça de linchamento.
O prédio atual parece ser dos anos 1970 ou 1980. Teria
havido outro prédio depois do incêndio, provisório
ou não?
Notícias de 2009
dão conta que, em 6 de março, a estação
foi depredada por passageiros revoltados com a paralisação
dos trens, causada por troca de tiros na estação seguinte,
de Senador Camará, que acertaram os cabos de energia.
ACIMA: A estação no dia seguinte ao
incêndio provocado por usuários descontentes com os atrasos
(Folha de S. Paulo, 13/3/1963).
ACIMA: Mesmo incêndio em 1963 (Autor desconhecido).
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1963
AO LADO: Sete dias depois do incêndio,
um acidente grave em Santissimo parou o ramal (Folha
de S. Paulo, 19/3/1963)
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ACIMA: Estação de Santíssimo em 27/1/2021 (Foto Guilherme G. Lopes).
(Fontes: CBTU; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de
Comunicação, 1928; O Estado de S. Paulo, 7/3/2009; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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À esquerda
a estação de Santíssimo, em foto provavelmente
dos anos 1980. Foto do site da CBTU |
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Atualização:
24.02.2021
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