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E. F. Central do
Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-) |
SENADOR CAMARÁ
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Ramal de Mangaratiba - km 33,229
(1928) |
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RJ-3443 |
Altitude: 42 m |
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Inauguração: 01.06.1923 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi
inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até
o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Senador Camará foi aberta
em 1923. O nome homenageia o antigo Senador Otacílio de Carvalho
Camará, morador no bairro carioca de Santa Cruz, próximo
a esta estação.
Hoje é uma estação dos trens metropolitanos da
Supervias - no meio de um local bastante perigoso do Rio de Janeiro.
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1924
À ESQUERDA: A parada ganhou nome - CLIQUE SOBRE
A FOTO) (O Estado de S. Paulo, 26/1/1924).
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1933
À ESQUERDA: Desastre da Central em Senador Camará
- CLIQUE SOBRE A FOTO) (Noite Ilustrada, 1933).
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ACIMA: Tiroteio na estação
de Senador Camará em 6 de março de 2009 para
trens por 2 horas (VEJA REPORTAGEM DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO
CLICANDO SOBRE A FOTO) (Foto Severino Silva - Agência "O
Dia" - OESP, 7/3/2009).
(Fontes: Max Vasconcellos, Vias
Brasileiras de Comunicação, 1928; O Estado de S. Paulo,
7/3/2009; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
16.06.2020
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