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E. F. Dom Pedro
II (1874-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
NHANGAPI
(antiga ITATIAIA)
Município de Itatiaia, RJ |
Ramal de São Paulo - km
211,108 (1928) |
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RJ-4022 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.01.1874 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1874? |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itatiaya (na nomenclatura antiga) foi inaugurada em 1874. Este nome se manteve até 1943, quando passou a chamar-se Nhangapi.
Neste mesmo ano,
o nome de Itatiaia passou a nomear a estação
do km 203, que era originalmente Campo Bello e depois passora a Barão Homem de Mello em 1919.
É o professor Marcos Cotrim de Barcellos quem explica (em 2019):
"Tivemos na região DUAS estações: a de Campo Bello (1874), que se chamou Barão Homem de Mello em 1919, e a de Itatiaya, que assim se chamou até 1943, quando passou a chamar-se Nhangapi. A confusão provém do fato que em 1943 o DISTRITO de Campo Bello, que ainda existia então, passou a chamar-se Itatiaia, continuando esta estação chamada de Barão Homem de Mello (pelo menos por algum tempo)".
Não tenho dados para confirmar o que escrevo agora, mas o Brasil deve ser o país no mundo que mais altera os nomes de localidades, prejudicando e dificuldando muito o estudo de sua história.
Há muitas controvérsias sobre as trocas de nomes, de prédios e de datas no caso das estações de Nhangapi, Barão Homem de Mello e de Itatiaia. Não tenho dados para confirmar o que escrevo nas páginas destas estações neste site, mas o Brasil é provavelmente um dos países no mundo que mais altera os nomes de localidades, prejudicando e dificultando muito o estudo de sua história.
Veja também ITATIAIA.
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1892
À ESQUERDA: Acidente na estação
de Itatiaya da época, hoje Nhangapi (O Estado de S. Paulo, 21/5/1892). |
1931 -
ACIMA: Desastre ferroviário com o NP-4 (Noturno Paulista)
entre as estações de Itatiaia (Nhangapi) e Homem de
Mello (Itatiaia) em 1931 (Revista da Semana, 11/7/1931).
(Fontes: Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana
Luscher; Revista da Semana, 1931; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Da antiga estação de Nhangapi somente restou a
plataforma coberta de mato, em 02/2008. Foto Carlos Latuff,
para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher
para o IPHAN |
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Atualização:
16.08.2022
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