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E. F. Dom Pedro
II (1871-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VOLTA
REDONDA
Município de Barra Mansa, RJ (1871?-1954)
Município de Volta Redonda, RJ (1954-) |
Ramal de São Paulo - km
144,482 (1928) |
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RJ-0447 |
Altitude: 374 m |
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Inauguração: 16.09.1871 |
Uso atual: demolida nos anos 1970 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 11/06/1945 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Volta Redonda foi aberta em 1871 no primeiro trecho aberto
do ramal de São Paulo.
Não consegui uma foto da estação original, mas
sim da que veio depois.
Tudo ia sendo demolido à medida em que a estação e a Usina cresciam à sua volta.
A EFCB eletrificou o trecho entre o Rio de Janeiro e a estação de Volta Redonda no final de 1956 (veja caixas de 1956 e 1957, mais abaixo).
No final dos anos 1970, a informação foi que nessa época todo o conjunto original da estação havia sido posto abaixo. As fotos abaixo sugerem
alguma explicação. Está hoje tudo dentro da usina
da CSN, construída em meados dos anos 1940 (ver caixas abaixo, de 1945).
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1892
AO LADO: Choque de trens em Volta Redonda (A Provincia de S. Paulo, 10/7/1892). |
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1892
AO LADO: Outro acidente em Volta Redonda, dois meses depois (A Provincia de S. Paulo, 10/9/1892). |
ACIMA:
Ao fundo, a estação de Volta Redonda em 1905.
Seu estilo parecia ser o de diversas outras estações
da Dom Pedro II abertas nessa mesma época: Porto Novo, Simplicio,
Engenheiro Passos, Juparanã, Cachoeira Paulista (Revista da
Semana, 6/8/1905).
O escritor e historiador
cearense José Capistrano de Abreu viajava por todo o
Brasil visitando seus amigos. Em abril de 1905 esteve, ou pretendia
estar, numa fazenda em Volta Redonda. Uma das raras referências
que se faziam a Volta Redonda, local deserto antes da siderúrgica:
"Sexta-feira, 21, pretendo seguir para Volta Redonda,
fazenda do Dr. Peixoto, onde ficarei até domingo. (...) Ponte
Alta, 17-4-1905" (carta a Pandiá Calógeras).
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1898
À DIREITA:
A Estação de Volta Redonda localizava-se no estado do Rio
de Janeiro e pertencia em 1898 ao município de Barra
Mansa. Era servida pela E. F. Central do Brasil - Ramal de
São Paulo, por onde eram expedidas as malas postais (Márcio
Protzner, 23/3/2009).
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1925
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 18/8/1925).
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1926
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo,
19/2/1926).
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1932
AO LADO: Acidente próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 16/3/1932). |
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1939
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 22/1/1939).
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1942
AO LADO: Trens Volta Redonda-Barra do Piraí para a construção da CSN
(O Estado de S. Paulo, 13/3/1942). |
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1945
AO LADO: A nova estação de Volta Redonda recebe o pessoal e as instalações... e o trem (A Noite, 11/6/1945). |
ACIMA: A nova estação de Volta Redonda recebe o pessoal e as instalações em 1945 (A Noite, 13/3/1945).
ACIMA: Em 1948, em frente à estação (A Noite, 11/6/1948).
ACIMA: Em 28 de dezembro de 1956, a primeira locomotiva elétrica a chegar a Volta Redonda vinda do Rio de Janeiro. A estação da foto é a que foi em meados dos anos 1970 para a expansão da CSN (Do jornal "O Lingote", de janeiro de 1957).
ACIMA: Em 30 de janeiro de 1957, o primeiro trem elétrico a chegar a Volta Redonda vindo do Rio de Janeiro. Como na outra foto mais acima, a estação que aparece é a que foi demolida em meados dos anos 1970 para a expansão da CSN (Do jornal "O Lingote", de janeiro de 1957).
(Fontes: Eustáquio Geraldo Nardini, 2022; Osmary Avelar; Braz de Oliveira Coura;
Max Vasconcellos, 1928; Antonio Gorni; Wanderley Duck; Carlos Latuff;
Simone Viana; Juliana Luscher; O Estado de S. Paulo,
1925, 1926 e 1939; Jornal O Lingote, 1956 e 1957): Revista da Semana, 1905; José Honório Rodrigues:
Correspondência de Capistrano de Abreu, volume 1, Rio de Janeiro,
1954; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 12/02/1943. Foto Braz de Oliveira
Coura, cedida por Osmary Avelar |
A estação em 1944, no início da demolição.
Foto Braz de Oliveira Coura, cedida por Osmary Avelar |
A antiga estação, demolida em 1944. Foto de dezembro
de 1943, extraída de uma propaganda da Esso |
Durante a construção da usina da CSN, anos 1940,
o armazém de cargas aparece ao fundo. A estação
estaria à direita, mas mais ao fundo, fora da fotografia.
Foto cedida por Antonio Gorni |
Aqui, em 1972, o armazém aparece à esquerda, no
limite da foto, e a estação, no lado oposto da
linha, um pouco acima, pouco visível. Foto Wanderley
Duck |
Um pouco abaixo do centro da foto, o armazém de cargas,
em 2003. A estação já tinha sido demolida.
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O armazém em 2008 Foto Carlos Latuff, para o estudo das
arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN |
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Atualização:
27.11.2022
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