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VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
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Volta Redonda
Rademaker
Três Poços
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1892-1975)
RFFSA (1975-1996)
RADEMAKER
Município de Volta Redonda, RJ
Ramal de São Paulo - km 138,353 (1928)   RJ-0789
Altitude: 373 m   Inauguração: 01.11.1892
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Rademaker foi aberta em 1892 homenageando Jorge Rademaker Grunewald, chefe do tráfego da ferrovia em 1876. No início, seu nome era Quilômetro 139 (seg. o Almanaque de 1991).

Próximo a esta estação, existia um túnel, desativado em 1953 (cf. Eustáquio Geraldo Nardini).

Em outubro de 1930, o pátio da estação ganhou uma cabine (de controle) elétrica (Folha da Manhã, 8/10/1930).

Em 1984, época das fotos abaixo, a parada ainda estava de pé, uma plataforma com cobertura - pelo que se pode deduzir pelas fotos. Ficava entre o bairro de Brasilândia e a fábrica de cimento Votorantim, em Volta Redonda.

"Da parada Rademaker, localizada atrás da fábrica da Votorantim, restou a casa da foto abaixo. A parada propriamente dita já foi demolida e o entulho removido. O ramal que adentra a fábrica já foi há muito desativado e o transporte hoje é totalmente via caminhões" (Gutierrez L. Coelho, 01/2005). Em 2008 o pátio da antiga estação ainda existia.

1925
AO LADO:
Evitado um grande acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 28/8/1925).

1925
AO LADO:
Desastre na estação - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A REPORTAGEM COMPLETA (O Estado de S. Paulo, 27/12/1925).

ACIMA: O por quê de o túnel de Rademaker rwe sido suprimido em 1953 (Fon-fon, 27/6/1953- CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO INTEIRO (fON-FON, 27/6/1953; Cessão Geraldo Nardini, 2021).

(Fontes: Eustáquio Geraldo Nardini; Eliezer Magliano; Gutierrez L. Coelho; Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; O Estado de S. Paulo, 1925)
     

Acima e à direita, a parada de Rademaker, em 1984. Fotos Eliezer Magliano

Casa de turma anexa à antiga parada, em 27/12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A tal casa de turma, em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN
   
     
Atualização: 17.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.