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E. F. Rio de Ouro
(1926-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
ACARI
Município de Rio de Janeiro, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 18,032 (1928) |
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RJ-0638 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: 15.05.1926 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Acari foi aberta em 1926, data de abertura obtida do Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960. Com a desativação
da ferrovia por volta de 1968, foi posteriormente demolida.
Hoje em dia existe uma estação de metrô com o
mesmo nome e no mesmo local, pois o metrô em boa parte do percurso
passa pelo antigo leito da ferrovia.
"O serviço da Rio D'Ouro foi se degradando até culminar no
fechamento das estações até a Pavuna em 1964, quando os trens deixaram
de circular, restando apenas os ramais isolados da ferrovia após Belford
Roxo. Logo após o encerramento do serviço de passageiros, os trens
de carga Leopoldina passaram a utilizar o leito da Rio D'ouro até
a Pavuna, onde após uma manobra complicada, chegavam à linha auxiliar
através do ramal circular da Pavuna, uma vez que não podiam mais contar
com o trecho erradicado entre Petrópolis e Três Rios, para chegar
a Minas Gerais. Trens de passageiros da Leopoldina também utilizavam
o mesmo trecho da Rio D'ouro com destino a Miguel Pereira.
Essa situação perdurou até o final de 1967, quando o ramal São Bento-Ambaí
ficou pronto e os trens da Leopoldina chegavam a Minas Gerais pelo
seu próprio leito e pelo leito da Auxiliar a partir de Ambaí, encerrando
de vez qualquer utilidade para a Rio D'ouro. No início dos anos 1970
eram poucos os locais da ferrovia ainda com trilhos. A estação de
Acari teria resistido à duplicação da Avenida Automóvel Clube (atual
Pastor Marther Luther King Jr), responsável pela demolição de algumas
estações no trecho, e ficado de pé até pelo menos 1977, onde foi demolida
para a reurbanização da região envolvendo as obras do metrô.
Hoje a estação de metrô de Acari está praticamente no mesmo local
da antiga estação de trem com a diferença apenas de alguns metros
em relação ao eixo do traçado da ferrovia. Em 1977, o canteiro central
da Avenida Automóvel Clube teve que ser alargado para abrigar o leito
do metrô e a via de subida teve que ser reconstruída mais para a direita,
culminando com a demolição da estação" (Adenilson Souza,
1/9/2013).}
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração destas estações.
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1933
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 8/7/1933). |
ACIMA: Acidente em Acari em 1950 (A Careta, 26/8/1950).
ACIMA: Acidente na estação de Acari em 1958 - VEJA MAIS DETLAHES CLICANDO SOBRE A FOTO (Correio da Manhã,
7/5/1958).
(Fontes: Adenilson Souza; Orlando de Barros
Barbosa; Trilhos do Rio; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928) |
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Estação de Acari, provavelmente anos 1950. Acervo
Trilhos do Rio |
A estação em 1962, em uso, mas em péssimo
estado. Acervo Ademilson Souza |
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Atualização:
03.05.2022
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