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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Colégio
Coelho Neto
Acari
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro (1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970)
COELHO NETO (antiga AREAL)
Município de Rio de Janeiro, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 17,182 (1938)   RJ-0640
Altitude: 13 m   Inauguração: 15.01.8983
Uso atual: moradia (2013)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Areal foi aberta em 1883 pela E. F. Rio de Ouro, sendo uma das estações originais da ferrovia. Embora o Guia Gearl das E. F. do Brasil marque a data, esta, porém, não aparece (como Areal, nome da época) no anúncio de 1883.

Mais tarde, nos anos 1940, alterou seu nome para Coelho Neto.

A estação é a única das estações da antiga Rio de Ouro entre as de Del Castilho e da Pavuna que hoje (2013) ainda está de pé, no meio de uma favela.

Hoje em dia existe uma estação de metrô com o mesmo nome, mas não no mesmo local - seria uma das únicas estações da linha 2 do
metrô no trecho em que ele ocupa o leito da antiga Rio de Ouro em que a estação não está no mesmo local da antiga da ferrovia - estão a cerca de 250 m de distância uma estação da outra.

O que um dia foi a estação está mostrado em algumas das fotos abaixo, no meio de diversas outras casas. Totalmente descaracterizada, em janeiro de 2013 ainda guarda resquícios da velha estação: dístico da EFCB (meio apagado), madeirame de teto, plataforma e pelo menos uma porta, além, claro, da construção em si.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração dessas estações.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A estação de Areal não consta na relação (A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883).

Anos 1960
AO LADO: Biografia de Coelho Neto (Folha de S. Paulo)

ACIMA: Incrível, mas isto foi a estação ferroviária de Coelho Neto até o final dos anos 1960 (Foto Carlos Alberto Ramos em janeiro de 2013).

ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Orlando de Barros Barbosa; Anderson __; Folha de S, Paulo, 20/2/1962; Correio da Manhã, 1939; Arquivo Nacional; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

O que teria sido a estação de Areal em 1924, à direita. Será mesmo 1924? Autor desconhecido

A estação de Areal em 1939. Correio da Manhã - Arquivo Nacional

A estação da Linha 2 do metrô, distante 250 metros da antiga. Foto Anderson, em 03/2007

A estação de Coelho Neto em janeiro de 2013. Foto Carlos Alberto Ramos
   
     
Atualização: 28.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.