|
|
E. F. Rio de Ouro
(1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
COELHO
NETO (antiga AREAL)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 17,182 (1938) |
|
RJ-0640 |
Altitude: 13 m |
|
Inauguração: 15.01.8983 |
Uso atual: moradia (2013) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Areal foi aberta em 1883 pela E. F. Rio de Ouro, sendo uma
das estações originais da ferrovia. Embora o Guia Gearl das E. F. do Brasil marque a data, esta, porém, não aparece (como Areal, nome da época) no anúncio de 1883.
Mais tarde, nos anos 1940, alterou seu nome para Coelho Neto.
A estação é a única das
estações da antiga Rio de Ouro entre as de Del Castilho
e da Pavuna que hoje (2013) ainda está de pé,
no meio de uma favela.
Hoje em dia existe uma estação de metrô com o
mesmo nome, mas não no mesmo local - seria uma das únicas
estações da linha 2 do metrô no trecho
em que ele ocupa o leito da antiga Rio de Ouro em que a estação
não está no mesmo local da antiga da ferrovia - estão
a cerca de 250 m de distância uma estação da outra.
O que um dia foi a estação está mostrado em algumas
das fotos abaixo, no meio de diversas outras casas. Totalmente descaracterizada,
em janeiro de 2013 ainda guarda resquícios da velha estação:
dístico da EFCB (meio apagado), madeirame de teto, plataforma
e pelo menos uma porta, além, claro, da construção
em si.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração dessas estações.
1883
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A estação de Areal não consta na relação (A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883). |
|
|
Anos 1960
AO LADO: Biografia de Coelho Neto (Folha de S. Paulo) |
ACIMA: Incrível, mas isto foi a
estação ferroviária de Coelho Neto até o final dos anos
1960 (Foto Carlos Alberto Ramos em janeiro de 2013).
ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Orlando de
Barros Barbosa; Anderson __; Folha de S, Paulo, 20/2/1962; Correio
da Manhã, 1939; Arquivo Nacional; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928) |
|
|
|
O que teria sido a estação de Areal em 1924, à
direita. Será mesmo 1924? Autor desconhecido |
A estação de Areal em 1939. Correio da Manhã
- Arquivo Nacional |
A estação da Linha 2 do metrô, distante
250 metros da antiga. Foto Anderson, em 03/2007 |
A estação de Coelho Neto em janeiro de 2013. Foto
Carlos Alberto Ramos |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.04.2022
|
|