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E. F. Rio de Ouro
(1911-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1969) |
AURORA
Município de Belford Roxo, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 28,632 (1960) |
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RJ-4493 |
Altitude: 19 m |
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Inauguração: 22.09.1911 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883,
com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação
de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém.
Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969,
quando correu o último trem de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A parada
de Aurora, também chamada de Nova Aurora, foi
aberta em 1911. Levou o nome da fazenda que existia por ali. Já
desapareceu de há muito.
Restou ali próximo apenas a ponte do Saião, que, devido
ao desnível atual do terreno em relação a ela
quando de seu uso original - notar a escada na foto acima - , nem
serve mais para nada.
Segundo o Sr. Ranulfo, historiador de Xerém, a parada
de Aurora era apenas uma plataforma com uma cobertura.
ACIMA: Note que o lugar em que está a ponte
Saião, o bairro Piam, mudou muito em 40 anos! A começar pelo
relevo, cujo nível está diferente do da ponte, o lugar se urbanizou
de um lado, com praça e casarões e virou favela de outro. O rio Saião
e o Botas, no qual deságua, foi canalizado. A ponte, depois do fim
do ramal, foi por algum tempo utilizada como passagem de pedestres,
como denuncia a escadinha, depois foi totalmente inutilizada, pois
foi construída outra ponte, precária e notícia de telejornal por conta
disso e na antiga ponte ferroviária, na extremidade oposta à av. Piam,
foi construída uma casa. Inutilizada até hoje a ponte do Saião só
serve de "enfeite"! (Foto Julio Cesar da Silva, 12/2009).
ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Darville Lizis;
Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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Atualização:
26.04.2022
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