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E. F. Rio de Ouro
(1883-c.1928) |
CAJU (QUINTA
DO CAJU)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
E. F. Rio de Ouro -- (trecho da linha-tronco eliminado nos anos 1920) - km 0 |
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RJ-4808 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1883 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação era o ponto de partida tanto para a linha tronco Caju-Rio D'Ouro (ver caixa abaixo). A data também consta do Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração destas estações.
1929
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouro. A linha tronco principal estava praticamente entregue até a estação de Rio de Ouro. exatamente na represa.. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria est a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/'1883). |
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ACIMA: Mapa indicado como sendo dos anos 1910 e que mostra a linha da Rio Douro que foi suprimida por volta de 1928. O ponto inicial era a estação do Caju, situada à direita no mapa, junto à praia do Caju. As estações que podem ser vistas neste mapa são: CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MELHOR DEFINIÇÃO (Cessão Melekh).
ACIMA: Mapa de 1929 mostrando a estação do Caju, a rua Alegria e a rua Bella (ambas eram nome de estações da linha) e ainda o Cemitério de São Francisco Xavier (também estação com o nome de São Francisco) As quatro estações devem ter sido desativados exatamente nesta época. A localização delas não consegui (Mapa - Guia Briguet, planta do Rio de Janeiro de 1929).
ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). .NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma. |
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A estação do Caju, sem data - (Cessão Melekh). . |
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Atualização:
29.04.2022
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