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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Caju
São Francisco
Rua Bella
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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a
 
E. F. Rio de Ouro (1883-1928)
SÃO FRANCISCO
Município de Rio de Janeiro, RJ
E. F. Rio de Ouro (trecho da linha-tronco eliminado nos anos 1920) - km   RJ-4819
Altitude: - Inauguração: 15.01.1883
Uso atual: provavelmente demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: desconhecido
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.

A ESTAÇÃO: A estação de São Francisco foi inaugurada em 1883, mas deve ter sido fechada por volta de 1928 com juntamente com o trecho Caju-Pilares, este substituído pelo novo trecho Francisco Sá-Pilares.(ver abaixo). Seu nome certamente se deveu ao fato de a estação se localizar junto ao cemitério do mesmo nome. Porém, parece que eram duas estações fiferentes em linhas diferentess

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, nas quilometragens e nas datas de inauguração de várias estações.

Ver também: São Francisco Xavier, da Central do Brasil.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria est a ordem dsa estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883).

ACIMA: Mapa indicado como sendo dos anos 1910 e que mostra a linha da Rio Douro que foi suprimida por volta de 1928. O ponto inicial era a estação do Caju, situada à direita no mapa, junto à praia do Caju. CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MELHOR DEFINIÇÃO (Cessão

ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro durante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). .NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.


ACIMA: Mapa de 1929 mostrando a estação do Caju, a rua Alegria e a rua Bella (ambas eram nome de estações da linha) e ainda o Cemitério de São Francisco Xavier (também estação com o nome de São Francisco) As quatro estações devem ter sido desativados exatamente nesta época. A localização delas não consegui (Mapa - Guia Briguet, planta do Rio de Janeiro de 1929).
   
   
     
     
Atualização: 28.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.