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E. F. Rio de Ouro
(1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
MIGUEL COUTO
(antiga RETIRO)
Município de Nova Iguaçu, RJ
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E. F. Rio de Ouro - km 34,902 (1960) |
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RJ-3508 |
Altitude: 15 m |
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Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: moradia (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Miguel Couto, aberta com a linha original em 1883, foi desativada
em 1970. Chamou-se também Retiro (ainda tinha este nome em 1930).
O prédio ainda existia em 1999, quando as fotos desta página foram tomadas. O autor delas disse que ainda estava de pé em 2020.
Ela está localizada mais à frente de uma praça próxima e foi completamente "ilhada" por moradias ao redor, como vocês vêem na foto ao pé da página. Para tirá-las, o autor teve de que entrar numa vila e pedir permissão ao proprietário, subir em uma laje da outra vizinha (com permissão também, é claro!) e poder fotografar em detalhes. Foto de Edson Vander Teixeira em 25/Maio/1999.
Nota: todas as fotos foram tomadas no sentido do RJ e tal e a tal praça esta lá atrás.
Para a posteridade, sobra uma placa colocada num
pedestal homenageando a velha estação. Bela homenagem
fizeram para um prédio tão importante. Sua demolição é a ignorância
histórica de um povo que se nega a criar suas próprias
tradições.
1883
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A estação de Miguel Couto não constava da relação, nem com su nome na época (Retiro)(A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883). |
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1940
AO LADO: Acidente na estação (O Estado
de S. Paulo, 24/1/1940). |
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ACIMA: Vista da lateral
de ponte da ferrovia, passando pelo bairro de Miguel Couto, em 2006 (Foto Flávio Farias de Araujo).
ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Fernando Augusto; Darville Lizis Moreth; Flávio
Farias de Araújo; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A estação no meio do casario em 25/5/1999. Foto Edson Vander Teixeira |
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Atualização:
03.05.2022
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