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VXY Mogiana em MG
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro (1885-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970)
REPRESA
Município de Nova Iguaçu, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 52,398 (1960)   RJ-4332
Altitude: -   Inauguração: 15.01.1883
Uso atual: uso desconhecido (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: desconhecido
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de São Pedro, posteriormente Ramal de Jaceruba, foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de São Pedro (Jaceruba). Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em 1970. Foi a última linha da Rio de Ouro a fechar.
 
A ESTAÇÃO: Da estação de Rio de Ouro, ou Rio D'Ouro, inaugurada em 1885 (a data foi tirada de Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960), saía um ramal de serviço e com 2,5 km para a represa, razão da construção da ferrovia dois anos antes.

Este ramal estava em terras do CEDAE e hoje, para entrar nas dependências da represa, é necessário ter autorização do IBAMA. A estação - ou melhor, uma parada, com plataforma e cobertura - ainda existia em 2009. A represa ainda é operacional, operada pela CEDAE.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.


ACIMA: (alto, esquerda) Construção hexagonal que fica no local onde antigamente saía o ramal da Represa. Existia uma igual em Cava, onde se bifurcava a linha para Tinguá. (alto, direita) Escadaria de acesso à parada da ferrovia. (embaixo) Antigas casas da ferrovia junto à parada. CLIQUE NAS FOTOS MENORES PARA OBTÊ-LAS EM TAMANHO MAIOR.

ACIMA: Aqueduto, ainda transportando água em 2009 (Fotos Eduardo P. Moreira, maio de 2009).

ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvasd reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, cosiderada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída sá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira) NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Eduardo P. Moreira, 2009; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
     

Parada da Represa. Foto Eduardo P. Moreira em maio de 2009

Parada da Represa. Foto Eduardo P. Moreira em maio de 2009
 
     
     
Atualização: 26.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.