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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Rio do Ouro
Santo Antonio
Saudade
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro (1885-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970)
SANTO ANTONIO
Município de Nova Iguaçu, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 52,500 (1960)   RJ-4835
Altitude: 40 m   Inauguração: 1885
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA:A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Antonio, inaugurada em 1885 (a data foi tirada de Guia Gearl das estradas de ferro do Brasil, de 1960), dois anos, portanto, depois da abertura da linha, foi desativada em 1970. Ao contrário de informação anterior, a parada não mais existe. No seu lugar existe uma pequena parada de ônibus. A construção que se supunha ter sido a parada é na verdade os restos de uma elevatória da antiga adutora.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.


ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, cosiderada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída sá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira em 2009) NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Eduardo P. Moreira, 2009; Flavio Farias de Araújo, 05/2006; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-79)
     
 
     
     
Atualização: 03.05.2022
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