|
|
E. F. Rio de Ouro
(1885-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
SAUDADE
Município de Nova Iguaçu, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 55,829 (1960) |
|
RJ-4518 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual:desconhecido |
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Saudade foi inaugurada em 1883 (de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960) Ela deveria aparecer também no anuincio com a inauguraçã da ferrovia, de 15/1/1883, mas isto não acontece.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.
1883
AO LADO: Inauguração das estações de Cava e outras 9 estações na E. F. Rio D' Ouro, as primeiras desta ferrovia Note que a estação de Saudade deveria apparecer na listagem, mas isso não acontece) (A Provincia
de S. Paulo, 16/01/1883). |
|
ACIMA:Em 2011 ainda existia no local uma construção
em tijolinhos aparentes arruinada: o que terá sido? Parte do velho prédio da estação?
Casa de turma? Casa de turma?? (Foto de Fernando Augusto em janeiro de 2011).
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.
ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeais nem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, cosiderada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída sá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira em 2009) NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes:
Fernando Augusto; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-1980) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.05.2022
|
|