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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Barreira
Tinguá
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Rio de Ouro (1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1964)
TINGUÁ
Município de Nova Iguaçu, RJ
Ramal do Tinguá - km 50,280 (1960)   RJ-0633
Altitude: 34 m   Inauguração: 03.10.1986
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de José Bulhões (Cava) e seguia até a localidade de Tinguá. Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas em 1964.
 

A ESTAÇÃO: A estação do Tinguá foi aberta em 1886.

O prédio atual foi, segundo data na fachada em relevo, construído em 1917.

A estação foi desativada em 1964.

"A estação de Tinguá continua de pé, na entrada da reserva florestal do mesmo nome, mas como estava fechada, não sei dizer se alí funciona algo atualmente. Está mal conservada, e aparenta estar abandonada. A caixa d'água que servia as vaporosas é datada de 1944 e nela foram instaladas lâmpadas que iluminam a praça central da localidade" (Carlos Latuff, 2007).

O prédio da estação, em mau estado até pelo menos 2007, em 2009 já se apresentava restaurado. Ainda estava de pé em 2016.


ACIMA: Jaceruba, ainda chamada de São Pedro), Tinguá e Xerem, as três estações terminais da E. F. Rio de Ouro em 1941). Aparecem também outras ferrovias (em linhas branca e preta , intermitentes) e rodovias, em linhas tradejadas(Mapa da Revista Brasileira de Geografia, 04/07/1941, página 375).

1933
AO LADO: Descarrilamento no triangulo da estação (O Estado de S. Paulo, 24/6/1933).

ACIMA: Estação do Tinguá por volta de 1950 (Foto Carl Heinz Hahmann).

ACIMA: Fim do trem em Tinguá - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Ultima Hora, edição em setembro de 1964).

ACIMA: O entorno atual da estação de Tinguá (à esquerda), nos dias de hoje. Note-se a caixa d'água à direita (Foto Carlos Latuff, 2007).

ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira) NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Eduardo P. Moreira; Vinny Accioly; Carl Heinz Hahmann; Julio Cesar da Silva; Orlando de Barros Barbosa; Carlos Latuff; Ultima Hora, 1964; IPAHB; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)

Ti    

A estação de Tinguá, em 2003. Foto cedida pelo IPAHB

A estação de Tinguá, em 2003. Foto Orlando Barbosa

A estação em 2007. Foto Carlos Latuff

Estação de Tinguá, já restaurada, em 05/2009. Foto Eduardo P. Moreira

Estação de Tinguá, já restaurada, em 05/2009. Foto Eduardo P. Moreira

A estação em 11/2016. Foto Vinny Accioly
     
Atualização: 26.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.