A ESTAÇÃO: A estação do Tinguá
foi aberta em 1886.
O prédio atual foi, segundo data na fachada em relevo, construído
em 1917.
A estação foi desativada em 1964.
"A estação de Tinguá continua de pé, na entrada da reserva
florestal do mesmo nome, mas como estava fechada, não sei dizer
se alí funciona algo atualmente. Está mal conservada, e aparenta
estar abandonada. A caixa d'água que servia as vaporosas é datada
de 1944 e nela foram instaladas lâmpadas que iluminam a praça central
da localidade" (Carlos Latuff, 2007).
O prédio da estação, em mau estado até
pelo menos 2007, em 2009 já se apresentava restaurado. Ainda estava de pé
em 2016.
ACIMA: Jaceruba, ainda chamada de São Pedro), Tinguá e Xerem, as três estações terminais da E. F. Rio de Ouro em 1941). Aparecem também outras ferrovias (em linhas branca e preta , intermitentes) e rodovias, em linhas tradejadas(Mapa da Revista Brasileira de Geografia, 04/07/1941, página 375).
1933
AO LADO: Descarrilamento no triangulo da estação (O Estado de S. Paulo, 24/6/1933). |
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ACIMA:
Estação do Tinguá por volta de 1950 (Foto
Carl Heinz Hahmann).
ACIMA: Fim do trem em Tinguá - CLIQUE SOBRE
A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Ultima Hora, edição
em setembro de 1964).
ACIMA: O entorno atual da estação
de Tinguá (à esquerda), nos dias de hoje. Note-se
a caixa d'água à direita (Foto Carlos Latuff, 2007).
ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira) NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Eduardo P. Moreira; Vinny Accioly;
Carl Heinz Hahmann; Julio Cesar da Silva; Orlando de Barros
Barbosa; Carlos Latuff; Ultima Hora, 1964; IPAHB; Guia Geral de
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
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