|
|
E. F. Rio de Ouro
(1886-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1964) |
BARREIRA
Município de Nova Iguaçu, RJ |
Ramal do Tinguá - km 46,646
(1960) |
|
RJ-4331 |
Altitude: 17 m |
|
Inauguração: 03.10.1886 |
Uso atual: demolida (2019) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já em 1883,
com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação
de José Bulhões (Cava) e seguia até a localidade
de Tinguá. Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas
em 1964. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Barreira foi aberta em 1886.
Foi desativada em 1964 e depois demolida.
ACIMA: Ponte (em primeiro plano) da antiga
ferrovia próxima a Barreira (Foto Eduardo P.Moreira, maio 2009).
ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira). NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Eduardo P.Moreira, 2009; Guia Geral
de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.04.2022
|
|