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E. F. Goiaz (1913-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1980) |
ANHANGÜERA
Município de Cumari, GO |
Linha-tronco - km 53,927 (1960) |
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MG-3598 |
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Inauguração: 24.02.1913 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Anhangüera foi inaugurada em 1913. A estação
ficava logo após a ponte da ferrovia sobre o rio Paranaíba,
quando a ferrovia entrava no Estado de Goiás. "A Estrada
de Ferro Goyaz já penetrou no nosso Estado. Depois de vencer
sérias dificuldades na serra do Paranahyba, no triângulo
mineiro, a estrada trouxe seus trilhos até a margem do nosso
rio limítrofe. O material para a ponte do Paranahyba está
em preparo, sendo de esperar que em setembro esteja lançada
a ponte metálica ligando as duas margens so Paranahyba e dando
passagem franca Às locomotivas. Segundo informações
da empresa, em breve se abrirá a estação do Anhangüera,
em território goyano, e em dezembro a locomotiva silvará
dentro da futurosa cidade de Catalão. Novos horizontes se abrirão
para Goyaz" (Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo
do Estado de Goyaz a 13 de maio de 1922 pelo Exm. Sr. Coronel Dr.
Urbano Coelho de Gouvêa, Presidente do Estado de Goyaz).
As informações estavam erradas. A locomotiva não
silvou em Catalão em dezembro. A estação
de Anhangüera, como vimos, foi aberta apenas em fevereiro
de 1913, mais de um ano depois da previsão acima. O povoado
que deu origem à atual cidade começou a nascer antes mesmo do término
da construção da ponte metálica. Hoje a estação foi demolida e não
há indícios exatos de onde ela possa ter existido, mas os mais velhos
indicam a região próxima das coordenadas 18°20'31.01"S 48°13'9.75"W.
A placa (abaixo) não fica num museu, mas sim cuidada pela família
dos fundadores de Anhanguera enquanto não há um lugar mais
seguro para guardá-la. Essa placa, arrancada da estação,
tem a seguinte inscrição: "Por esta estação,
no dia 8 de novembro de 1952, passou a primeira composição
noturna da Estrada de Ferro de Goiás". Em
31 de março de 1980, o trecho Araguari-Goiandira, na
variante Araguari-Pires do Rio, foi entregue pela 1a Companhia
de Construção do Batalhão Ferroviário
Mauá à RFFSA e a estação de Anhangüera
foi fechada. Fora e longe da variante, seus trilhos foram retirados
e a estação, demolida.
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; www.portalanhanguera.com.br;
Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo do Estado de Goyaz a
13 de maio de 1922 pelo Exm. Sr. Coronel Dr. Urbano Coelho de Gouvêa,
Presidente do Estado de Goyaz; Edmar César Alves: Batalhão
Mauá - Uma História de Grandes Feitos, 2002; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1957) |
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A placa indicando que em 1952 passou o primeiro trem noturno
da EFG. Foto Glaucio H. Chaves, em 2005 |
A estação de Anhanguera em 1980. Autor desconhecido
- www.portalanhanguera.
com.br |
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Atualização:
17.02.2011
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