Estados de Minas Gerais e de Goiás

E. F. Goiaz - linha-tronco
E. F. Goiaz - ramal de Anápolis


HISTÓRICO DAS LINHAS:

LINHA-TRONCO: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980

RAMAL DE OUVIDOR: O ramal de Goiandira a Catalão foi inaugurado em 1913, ligando as duas cidades. Em 1922, o ramal foi prolongado até Ouvidor, que permaneceu 20 anos como ponta de linha. Com a chegada da linha-tronco da RMV à cidade, em 1942, o trecho, retificado, foi incorporado à Rede Mineira de Viação. Novas estações foram construídas e a RMV passou a terminar sua linha em Goiandira.

LINHA-TRONCO ORIGINAL VARIANTE    
MINAS GERAIS V V    
Araguari >> Araguari-nova >> >> Saída para a linha do Catalão da Mogiana(1911)  

Amanhece

 
Ararapira  
Quilômetro 38 Túnel 2  
Horto Florestal Bocaina    
Engenheiro Bethout viaduto 3    
GOIÁS V V    
Anhangüera Pirapitinga    
   
Soldado Mendanha    
Cumari    
Soldado Ferrugem    
Goiandira >> Goiandira-RMV (1942-78) >> Goiandira-nova (1978-2010) >> >> Saída para o ramal de
Ouvidor (1913/22-1942)
Catalão-EFG  
Ouvidor-EFG
>> Saída para a linha-tronco da RMV (1942-2010)  
Coronel Pirineus Eng. Raul Gonçalves-nova (Vai-vem)    
Veríssimo    
Soldado José Francisco    
Eng. Raul Gonçalves    
Ipameri Ipameri-nova    
Inajá Inajá-nova    
Urutaí Roncador-Nova (Posto Zero) >>    
Roncador >> >> Saída para a linha de Brasilia (1968)  
Engenheiro Amorim
Calambaú
Posto Ipê
Bernardo Sayão
Brasília
Pires do Rio    
Soldado Esteves    
Eng. Balduíno    
Egerineu Teixeira    
Quilômetro 265    
Caraíba    
Ponte Funda    
Vianópolis    
Silvânia    
Leopoldo Bulhões >> Saída para o Ramal de Anápolis (1935)  
Engenheiro Valente
General Curado
Engenheiro Castilho
Anápolis
Jarina    
Mestre Nogueira    
Senador Paranhos    
Bonfinópolis    
Honestino Guimarães  
Senador Canedo    
Senador Canedo-nova    
Eng. Nunes Galvão    
Santa Marta    
Goiânia    
Campinas    
     
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