HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA-TRONCO: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir
de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde
o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte
sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas
Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora
de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital
do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente
em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois
quilômetros até Campinas de Goiás. Aí
parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia,
a partir da estação de Roncador, o trecho até
Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha
está em operação para trens cargueiros: trens
de passageiros acabaram nos anos 1980
RAMAL DE OUVIDOR: O ramal de Goiandira a Catalão foi inaugurado
em 1913, ligando as duas cidades. Em 1922, o ramal foi prolongado
até Ouvidor, que permaneceu 20 anos como ponta de linha.
Com a chegada da linha-tronco da RMV à cidade, em 1942, o
trecho, retificado, foi incorporado à Rede Mineira de Viação.
Novas estações foram construídas e a RMV passou
a terminar sua linha em Goiandira.
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