A ESTAÇÃO: A estação
de Jaime Tavares foi construída em 1935 aparentemente para ser a primeira estação de um eventual prolongamento
do ramal a partir de Anápolis.
A partir de aqui, é Glaucio Henrique Chaves quem conta o que pesquisou, em 2019, sobre esta estação e trecho de linha que, pelo menos aparentemente, jamais funcionaram,
"Neste final de semana fui explorar a região de Anápolis procurando o que sobrou da estação de Jaime Tavares, a primeira estação que foi construída após a estação de Anápolis, consagrada como ponta de linha. E a minha feliz surpresa é que o prédio de Jaime Tavares ainda existe e está relativamente em bom estado de conservação, graças ao fazendeiro do local.
Segundo este site, a estação de Anápolis está no km 387. E essa estação Jaime Tavares está a pouco mais de 12 km depois seguindo o traçado, dando para ela uma quilometragem entre 399 e 400.
Segundo o "Relatório dos Serviços da Estrada de Ferro de Goiaz Referente ao Ano de 1945 apresentado ao Sr. Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro pelo Major Antônio Carlos Zamith Diretor", há o seguinte trecho: 'A Estrada de Ferro de Goiaz tem, em tráfego, 392,409 km, entre as cidades de Araguari, no Estado de Minas Gerais, e Anápolis, no Estado de Goiaz. Há, concluídos, EM CONDIÇÕES DE TRÁFEGO, 12 quilómetros de linha, de Anápolis à estação de Jaime Tavares, no Município de Anápolis' (grifo meu, grafia original)
A seguir, uma página da revista anapolina "Imagem Atual", do fim dos anos 1980, fornecida por Daniel Alves Rezende, que mostra a casa do chefe de estação em ruínas
Houve leito pronto até pelo menos a sede do município de Campo Limpo de Goiás. Conversando com alguns dos moradores mais antigos de lá, confirmaram que a ferrovia passava às margens da cidade, dentro de um corte. Não souberam dizer se houve um prédio da estação ou se a linha chegou a funcionar.
O mais provável é que, na década de 1950, todas as construções de ramais e ferrovias na região foram desmobilizadas e concentradas primeiro na construção do então ramal pra Goiânia (Leopoldo de Bulhões-Goiânia) e, a seguir, desmobilizadas pelo Brasil afora para a construção de Brasília.
Como exemplos, podemos citar a continuação da EFCB depois de Buritizeiro, o ramal de Catiara a Patos de Minas e a própria continuação da linha depois de Goiânia até as proximidades de Trindade, todas essas com boa parte das obras já prontas.
ACIMA: A casa do agente de Jaime Tavares, já reformada, em 17/8/2019 Foto Glaucio Henrique Chaves).
(Fontes: Glaucio H. Chaves). |