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E. F. Goiaz (1924-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PONTE
FUNDA
Município de Vianópolis, GO |
Linha-tronco - km 289,060 (1960) |
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GO-3318 |
Altitude: 993 m |
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Inauguração: 15.09.1924 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ponte Funda foi inaugurada em 1924. "A partir de
Ponte Funda, o sentido geral da ferrovia deixa de ser o Sul-Norte
e passa a ser cada vez mais Oeste-Leste. O prédio da estação,
de 1924, já segue uma arquitetura mais requintada, cheia de ornatos
e serralheria esmerada, comum desse período. O projeto arquitetônico
é praticamente o mesmo da estação de Vianópolis, inaugurada no mesmo
dia. Segundo dizem, no final dos anos 1960 cogitou-se iniciar o ramal
de Brasília a partir dessa estação por ser a mais próxima, resultando
numa construção mais econômica. Realmente, a estação está a 125 km
(em linha reta) da estação do Plano Piloto, ao passo que a estação
de Roncador, de onde acabou partindo o ramal, está a 175 km (também
em linha reta). Em 1984 a RFFSA iniciou a demolição da estação, mas
os poucos moradores do lugar se juntaram e impediram que a destruição
continuasse. Segundo o Sr. Arlindo Pereira da Silva, líder local que
já trabalhou como turmeiro em Ipameri e que lutou pessoalmente para
que o prédio fosse mantido, após a mobilização iniciou-se um processo
muito trabalhoso. Tiveram que ir várias vezes até Goiânia e Belo Horizonte
para garantir que o prédio não fosse destruído. Foi difícil, mas iniciaram
entendimentos com a então RFFSA e lideranças políticas pedindo o início
do processo de tombamento. Segundo ele, o prédio é hoje tombado pelo
Patrimônio Estadual de Goiás, mas ainda não encontrei o decreto"
(Glaucio H. Chaves, 02/2009). Coordenadas: 16°48'22.31"S 48°26'4.31"W
Hoje está em ruínas. Foi restaurada em 2010. Em 2015
continua em bom estado, mas seu uso é-me desconhecido.
(Fontes: Roberto Fonseca Dias; Glaucio H. Chaves;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Ponte Funda, em 10/2005. Foto Domingos
Tiveron Filho |
Estação de Ponte Funda, em 10/2005. Foto Domingos
Tiveron Filho |
A estação em reforma em 4/2010. Foto Glaucio H.
Chaves |
A estação em reforma em 4/2010. Foto Glaucio H.
Chaves |
A ex-estação em 2015. Foto Glaucio Henrique Chaves |
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Atualização:
21.03.2015
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