A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
...
Mestre Nogueira
Senador Paranhos
Bonfinópolis
...

IBGE - 1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Goiaz (1950-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SENADOR PARANHOS
Município de Bonfinópolis, GO
Linha-tronco - km 370,131 (1960)   GO-3613
Altitude: 873 m   Inauguração: 07.09.1950
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1950
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Senador Paranhos foi inaugurada em 1950. Já foi demolida. "Ficava às margens da rodovia GO-010, no Km 34. Segundo me disseram, neste lugar foi planejado um grande loteamento que nunca saiu do projeto. A estação foi demolida, mas ainda restam construções relacionadas a ela, tais como a casa do chefe de estação, num modelo arquitetônico muito parecido com algumas casas encontradas em Cumari e em Veríssimo. A caixa d'água, ainda existente e utilizada pelos moradores locais, perdeu um dos quatro pilares e agora desafia a gravidade por conta de uma gôndola ferroviária que passou com a comporta deitada, destruindo o que tivesse no caminho. Sobre o nome da estação, desconfio que seja uma homenagem a José da Costa Paranhos, eleito senador por Goiás e que na década de 1950 (época da construção do ramal) esteve intensamente interessado nos assuntos ferroviários, como pode ser visto no links www.senado.gov.br/sf/atividade/pronunciamento. Mas também houve outro Senador Paranhos, originário da mesma região: Antônio Paranhos da Silva, porém na República Velha. Este último era contemporâneo do Senador Canedo" (Glaucio H. Chaves, 02/2009). Coordenadas: 16°36'58.53"S 48°54'51.74"W
(Fontes: Roberto Fonseca Dias; Glaucio H. Chaves; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; www.senado.gov.br/sf/atividade/pronunciamento; IBGE, 1957)
     

A plataforma, tudo o que sobrou da estação, em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A plataforma, tudo o que sobrou da estação, em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias
   
     
Atualização: 04.06.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.