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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
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Inajá
Urutaí
Roncador
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1914-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977)
URUTAÍ
Município de Urutaí, GO
Linha-tronco - km 191,716 (1960)   GO-3590
Altitude:   Inauguração: 15.11.1914
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Urutaí foi inaugurada em 1914.

"No seu pátio ferroviário, houve um grande acidente ferroviário da EFG: a colisão de um trem de cargas com um trem de passageiros noturno. Houve muitas mortes" (Glaucio Henrique Chaves, 2006).

Antiga estação da EF Goiás, ficou depois fora do novo traçado onde não foi construída uma nova versão sua. O trecho Inajá-Roncador, na variante Araguari-Pires do Rio, foi aberto em 28 de junho de 1977.

Já sem trilhos, esteve mal conservada e servindo de moradia, mas foi recuperada em 2008. O prédio atual ainda é o de 1914. É muito semelhante com a estação de Ouvidor e de Roncador, inauguradas na mesma época. As fotos abaixo ainda não mostram a estação recuperada.

Coordenadas: 17°27'45.52"S 48°12'0.62"W


ACIMA: Ponte ferroviária sobre o rio Corumbá, na linha antiga desativada em 1977, entre as estações de Urutaí e de Pires do Rio (Fotografia Glaucio Henrique Chaves em 2015).

(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Roberto Fonseca Dias; Edmar César Alves: Batalhão Mauá - Uma História de Grandes Feitos, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     


A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias


A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação já reformada em 2017. Footo Alessandra Ramos de Moraes
   
     
Atualização: 04.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.