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E. F. Leopoldina
(1914-1975) |
CAPARAÓ
Município de Caparaó, MG |
Linha de Manhuaçu-km 514,671 (1960) |
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MG-1741 |
Altitude: 814 m |
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Inauguração: 14.09.1914 |
Uso atual: fechada (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão
e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880.
Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma
alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caparaó foi inaugurada em 1914.
Em 1970, o trem de passageiros que partia da estação
de Recreio todos os dias
às 6 da manhã chegava em Caparaó às
17:15.
Em 23/07/1975, a
RFFSA fechou o trecho da linha de Manhuaçu entre Manhuaçu
e Carangola, fechando definitivamente a estação.
Os trens de passageiros, então fazendo a linha Rio de Janeiro-Três
Rios-Recreio-Manhuaçu, ainda passavam por ali em 1970,
e devem ter sido extintos com a supressão do trecho em
1975.
"Nasci em Caparaó, e andei muito quando menino, nos
anos 1950, nos trens da Leopoldina. Pelo que me recordo, havia um
trem diário, que só ia de Manhuaçu até Carangola, passando por Caparaó,
e outro, uma vez por semana, no domingo, que vinha direto do Rio de
Janeiro, o "noturno", que trazia as revistas e os jornais. As primeiras
revistas em quadrinhos que li vinham por esse trem, que a gente ficava
esperando para pegar o que chegava. Era tudo puxado, na época, ainda
por locomotivas a vapor. Havia uma senhora que fazia pastéis que a
gente, crianças do local, ficava vendendo na plataforma da estação,
pela janela do trem, que, quando parava, muita gente comprava sem
descer do trem. Era uma das nossas diversões. Junto à estação
existia também um triângulo de reversão. Nós morávamos
a 6 km da cidade, e havia uma passagem de nível ali perto da nossa
casa. Como a estação ficava muito longe, para não termos de descer
do trem na estação de Caparaó e ter de caminhar tudo isso para chegar
em casa, a gente pedia ao maquinista para diminuir a velocidade quando
passava por ali. Um dia ele se esqueceu de reduzir e meu pai pulou
assim mesmo, sem perceber. Quebrou a perna" (Athaide,
05/2006).
Foi por um bom tempo sede da Polícia Militar
na cidade; Em 2006 estava sendo utilizada como depósito pela
Prefeitura e em 2014 estava sendo reformada; em 2021 já estava pronta, aparentemente fechada, mas em bom estado.
ACIMA:
A linha de Manhuaçu, nesta foto sem data, passava pelo centro da cidadezinha de Caparaó.
O carro estacionado, a caixa d'água e a estação
- seria esta o précio ao alto, à direita? (Autor desconhecido).
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Espera
Feliz, mostrando também a estação de Caparaó,
na época um distrito do município acima (mapa parcial)
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
VII, 1960).
(Fontes: Julio Alves; Marcos A. Farias; Athaide --; Paulo Henrique Thiengo;
Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938;
IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil; Guias Levi, 1932-80) |
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A antiga estação, em 2001. Autor desconhecido |
A estação em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias |
A caixa d'água, de 1914, da estação em
07/01/2006. Foto Marcos A. Farias |
A estação em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias
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A estação de Caparaó sendo refoemada em
2014. Foto Paulo Henrique Thiengo |
A estação de Caparaó em 9/1/2021; Foto Julio Alves |
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Atualização:
10.01.2021
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