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VXY Mogiana em MG
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Caparaó
Taquaruna
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
TAQUARUNA
Município de Alto Jequitibá, MG
Linha de Manhuaçu-km 523,214 (1960)   MG-3384
    Inauguração: n/d
Uso atual: em ruínas (2013)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1910?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense, onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977, e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Taquaruna não tem data de inauguração conhecida, mas, pelo estilo do prédio, deve ser dos primórdios da linha (que, ali, foi aberta por volta de 1914) inaugurada em 1914. Era a estação, ou parada, mais alta da linha do Manhuaçu (922 m). Em 23/07/1975, a RFFSA fechou o trecho da linha de Manhuaçu

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Espera Feliz, mostrando também a estação de Taquaruna, aonnorte quase na divisa municipal e na época ainda pertencente ao município acima (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960). ABAIXO: A estação de Taquaruna já está em ruínas em 2013 (Foto Paulo Henrique Thiengo).
entre Manhuaçu e Carangola, tirando a função da velha parada. Os trens de passageiros, então fazendo a linha Rio de Janeiro-Três Rios-Recreio-Manhuaçu, ainda passavam por ali em 1970, e devem ter sido extintos com a supressão do trecho em 1975. A parada fica até hoje (2006) no interior de uma fazenda e não tem uso conhecido - provavelmente um depósito. Está sendo reformada em 2009.
(Fontes: Silvino Henrique Simões Júnior; Marcos A. Farias; Paulo Henrique Thiengo; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A parada em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias

A parada em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias

A parada em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias

A parada em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias

A parada em reforma em 2009. Foto Silvino Henrique Simões Júnior
 
     
Atualização: 07.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.