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E. F. Leopoldina
(n/d-1975) |
TAQUARUNA
Município de Alto Jequitibá,
MG |
Linha de Manhuaçu-km 523,214 (1960) |
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MG-3384 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: em ruínas (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1910? |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão
e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880.
Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma
alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Taquaruna
não tem data de inauguração conhecida, mas,
pelo estilo do prédio, deve ser dos primórdios da linha
(que, ali, foi aberta por volta de 1914) inaugurada em 1914. Era a
estação, ou parada, mais alta da linha do Manhuaçu
(922 m). Em 23/07/1975, a RFFSA fechou o trecho da linha de Manhuaçu
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Espera
Feliz, mostrando também a estação de Taquaruna,
aonnorte quase na divisa municipal e na época ainda pertencente
ao município acima (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960). ABAIXO: A estação
de Taquaruna já está em ruínas em 2013 (Foto
Paulo Henrique Thiengo).
entre
Manhuaçu e Carangola, tirando a função
da velha parada. Os trens de passageiros, então fazendo a linha
Rio de Janeiro-Três Rios-Recreio-Manhuaçu, ainda
passavam por ali em 1970, e devem ter sido extintos com a supressão
do trecho em 1975. A parada fica até hoje (2006) no
interior de uma fazenda e não tem uso conhecido - provavelmente
um depósito. Está sendo reformada em 2009.
(Fontes: Silvino Henrique Simões Júnior; Marcos A.
Farias; Paulo Henrique Thiengo; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A parada em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias |
A parada em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias |
A parada em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias |
A parada em 07/01/2006. Foto Marcos A. Farias |
A parada em reforma em 2009. Foto Silvino Henrique Simões Júnior
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Atualização:
07.08.2013
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