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E. F. Leopoldina
(1911-1975) |
ESPERA
FELIZ
Município de Espera Feliz, MG |
Linha de Manhuaçu - km 495,192 (1960) |
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MG-1720 |
Altitude: 748 m |
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Inauguração: 15.10.1911 |
Uso atual: estação rodoviária
(2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão
e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880.
Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma
alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Espera Feliz foi inaugurada em 1911.
Uns dizem, ao contrário
do que o nome pode sugerir, o nome nada tem a ver com o fato de ali
ser um ponto de espera de trens, por existir ali saída de ramal;
a vila já existia desde 1883 com esse nome, por ser
um ponto muito tranquilo para caça e pesca.
Outros dizem que
tem a ver com a chegada das obras da estrada de ferro, em 1910, e
era o local onde se esperavam os trabalhadores.
A estação
teria sido chamada entre 1911 e 1915 de Ligação,
por ser um entroncamento. Dessa estação saía
o ramal Sul do Espírito Santo, ligando a cidade a Cachoeiro
do Itapemirim, no Estado do Espírito Santo.
Em 1970, o trem
de passageiros que partia da estação de Recreio todos os dias às 6 da manhã chegava em Espera Feliz às 16:20, e, para seguir pelo ramal Sul do Espírito
Santo, nessa época já reduzido a um pequeno trecho
entre Espera Feliz e Guaçuí, o passageiro
tinha de esperar até às 7 da manhã do dia seguinte.
Até Guaçuí era uma viagem de mais 2h20.
O ramal foi
fechado em 05/11/1971. Por
sua vez, o trecho da linha de Manhuaçu entre Manhuaçu e Carangola foi suprimido pela RFFSA em 23/07/1975, fechando
definitivamente a estação. Os trens de passageiros,
então fazendo a linha Rio de Janeiro-Três Rios-Recreio-Manhuaçu,
ainda passavam por ali em 1970, e foram extintos com a supressão
dotrecho de Espera Feliz em 1975.
Em 2020 o prédio servia como estação rodoviária
da cidade, que é município desde 1938.
ACIMA: Espera Feliz, possivelmente anos 1940 (Autor
desconhecido).
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Espera
Feliz (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1960).
ACIMA: Estação de Espera Feliz com
pátio lotado de carros da Leopoldina, provavelmente anos 1960 (Acervo Marcos Farias).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Gilson
Costa; Marcos Farias; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Espera Feliz nos anos 1950. Foto Gilson
Costa |
A estação de Espera Feliz, na época da
desativação (1977). Autor desconhecido |
A antiga estação, em 2001. Autor desconhecido |
A estação em 11/2005. Foto Marcos Farias |
A estação de Espera Feliz em 9/1/2021. Foto Julio Alves |
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Atualização:
10.01.2021
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