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E. F. Leopoldina
(n/d-1971) |
MIRANTE
Município de São Geraldo, MG |
Linha de Caratinga - km 347,135 (1960) |
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MG-1882 |
Altitude: 639 m |
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Inauguração: 1881 |
Uso atual: abandonada - em ruínas; em fase de restauro (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: Quanto à parada de Mirante, ou Mirante de São Geraldo, já existia
em 1931, mas não tenho sua data de
inauguração.
Esta
parada foi-me reportada pelo sr. Elias Torrent, de Belo
Horizonte, que esteve no local em outubro de 2004.
A parada constava do Guia Geral de 1960, mas não dos Guias
Levi.
O relatório da Leopoldina/RFFSA de 1971 relata que em
1 de fevereiro desse ano, o posto foi fechado em definitivo. De qualquer
forma, ali, na subida da serra, se cruzavam os trens que vinham nos
sentidos norte e sul.
"Neste ultimo feriado
(12/10/2004) estive em São Geraldo, que era servida pela sétima
divisão da Leopoldina, e a próxima estação em direção a Coimbra era
a estação Mirante. O estado desta atualmente é digno de dó,
a depredação é total e aquela estação no alto da serra está totalmente abandonada
e guardando nos seus restos de paredes uma linda história que foi
a da Estrada de Ferro Leopoldina".
Segundo Gustavo Sabioni, existem registros em diversos livros de que o trecho da Serra de São Geraldo teve enormes dificuldades para sua construção, concebida pelo sistema de “aceleração e perdas” do engenheiro brasileiro Lindolpho de Abreu, um dos mais importantes feitos da engenharia daquela época, tendo sido um dos motivos da Visita de Dom Pedro II a esta região, em 1881, ocasião em que autorizou a construção deste trecho. A estação de São Geraldo foi inaugurada em 1880. A construção do trecho da subida da serra em 1882 e a inauguração da estação seguinte, Coimbra, deu-se deu em 1885.
Já a estação do Mirante, depois de anos de vandalismo e ruínas, está sendo restaurada em 2023 pela Prefeitura Municipal de São Geraldo, onde pretende-se instalar anexa à estação um restaurante e um pequeno museu ferroviário. Até pelo menos o ano de 2015 a estação ainda tinha os trilhos no local. Não sei se estes sobreviiam em 2023.
ACIMA: Estação de Mirante em 1931 e uma das curvas de 180 graus da linha da Leopoldina (W. Cyril Williams:
The Leopoldina Railway, A Narrow Gauge Railroad of Exceptional Interest,
1/1931. Cessão Luciano Pavloski).
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de São
Geraldo, mostrando também a estação de Mirante,
ao norte da sede (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1960).
ACIMA: O isolamento da parada de Mirante em junho de
1990 (Foto Hugo Caramuru).
ABAIXO: Carro da antiga Leopoldina abandonado
e caixa d'água na região da estação de
Mirante, nos anos 1990 (Fotos Antonio V. Barroso/Ariadne Barroso).
(Fontes: Gustavo Sabioni, 2023; Antonio V. Barroso; Ariadne
Barroso; Luciano
Pavloski; Jefferson
Soares Carvalho; Hugo Caramuru; Elias Torrent; W.
Cyril Williams: The Leopoldina Railway, A Narrow Gauge Railroad of
Exceptional Interest, 1/1931; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
RFFSA/Leopoldina: Relatório anual, 1971; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Mirante em junho de 1990. Foto Hugo
Caramuru |
A estação de Mirante em 08/2005. Note a linha
principal e o desvio, ainda existente então. Foto Elias Torrent |
A estação de Mirante em 08/2005. Foto Elias Torrent |
A estação em 10/2010. Foto Jefferson Soares Carvalho
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Atualização:
04.04.2023
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