HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA TRÊS RIOS-CARATINGA: Este trecho da Leopoldina na verdade
era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas
em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira
Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani,
ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia.
União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre
esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto daí para a frente,
até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre
1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente,
em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um
trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga,
via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue,
em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda
existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros entre
Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação
e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como
tendo "tráfego suspenso". mapa
do ramal em 1961
LINHA DO CENTRO: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal
de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem
da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto
Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a
Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando
por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta
sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro
se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito
Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da
cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha
Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede
da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de
vez pela Refesa; hoje mais da metade da sua antiga malha viária
está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real
para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo,
enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não
existem desde os anos 70. mapa
do ramal em 1961
RAMAL DO SUMIDOURO: O ramal de Sumidouro surgiu da compra da Cia.
E. F. do Sumidouro pela Leopoldina, em 1885, logo depois da abertura
ao tráfego entre Melo Barreto e a fazenda Bella Joana. Com
exceção do pequeno trecho inicial, em Melo Barreto,
MG, ele corria todo em território fluminense. Em 1886 ele
foi prolongado até a estação nova de Sumidouro,
e em 1889 ele chegava a Conselheiro Paulino, na linha do Cantagalo.
Os trens de passageiros corriam no trecho entre Melo Barreto e Nova
Friburgo, percorrendo um trecho da linha do Cantagalo. Em 31/05/1967
o ramal foi suprimido. mapa
do ramal em 1961
RAMAL DE PIRAPETINGA: Em 1876, foi dada a concessão para
o Major Antonio Alves Pereira da Silva construir uma ferrovia ligando
a estação de Volta Grande a Santana de Pirapetinga.
Em 1879 foi aberto o primeiro trecho e no ano seguinte a estrada
chegou a Pirapetinga. Em 1883, a Leopoldina incorporou o trecho,
que passou a ser um ramal. Em 12/08/1964, o ramal foi suprimido.
mapa do ramal
em 1961
RAMAL DE MAR DE ESPANHA: Em 1909, o Estado concedeu a concessão
para a construção de um ramal ligando a estação
de São Pedro (Pequeri), na então linha Três
Rios-Ponte Nova, à cidade de Mar de Espanha. O ramal foi
aberto ao tráfego em 22/02/1911. Em 31/10/1965, o ramal foi
fechado. mapa
do ramal em 1961
RAMAL DE LEOPOLDINA: O curto ramal foi aberto em 31/07/1877 para
que a E. F. Leopoldina atingisse, a partir da estação
de Vista Alegre, a cidade que lhe deu o nome, Leopoldina. Em 25/02/1965,
o ramal foi extinto. mapa
do ramal em 1961
RAMAL DE SANTANA DE CATAGUAZES E RAMAL DE MIRAÍ: Os dois
ramais, o de Miraí, que partia de Cataguazes, e de Santana de Cataguazes,
saindo de Sereno, no primeiro ramal, foram abertos em 1895, pela
E. F. Cataguazes, empresa que, com sua falência, foi incorporada
à Leopoldina em 26/03/1903. ramal de Santana de Cataguazes foi suprimido
em 10/04/1965 e o de Mirai, em 31/03/1967. mapa
do ramal de Santana de Cataguazes em 1961 - mapa
do ramal de Miraí em 1961
RAMAL DE JUIZ DE FORA: O ramal de Juiz de Fora teve sua origem em
duas ferrovias: a Cia. E. F. Ramal do Rio Novo, constituída em 1882
e arrendada no ano seguinte à Cia. União Mineira, que inaugurou
o trecho entre Furtado de Campos, no então ramal de Serraria (Serraria-Guarani,
da União Mineira) e a cidade de Rio Novo. Enquanto isto, em Juiz
de Fora, constituiu-se em 1881 a Companhia Estrada de Ferro Juiz
de Fora a Piau, que em 1884 entregou esse trecho, e, em 1888, o
uniu a Rio Novo. Dois meses antes, em agosto, a ferrovia já tinha
sido vendida à Leopoldina, que também estava de posse da União Mineira,
unindo então o ramal de Rio Novo ao ramal de Piau, formando o ramal
de Juiz de Fora. Nesta cidade, o novo ramal se entroncava com a
Linha do Centro da E. F. Central do Brasil. A partir de 1896, no
entanto, houve uma série de disputas judiciais no antigo ramal do
Piau, finalmente só resolvidas em 1913 em favor da Leopoldina. O
ramal de Juiz de Fora foi finalmente suprimido pela Refesa em 8/9/1974.
Segundo Hugo Caramuru, o último trem de passageiros no ramal
saiu em 31/01/1972, dois anos e meio antes da supressão.
mapa do ramal
em 1961
RAMAL DE RIO POMBA: O ramal do Pomba, também chamado de ramal
do Rio Pomba, foi autorizado por uma concessão provincial
em 1878 e foi aberto ao tráfego em 01/07/1886, saindo da
estação de Guarani, na linha Três Rios-Caratinga,
e atingindo a cidade de Pomba. Foi fechado em 01/05/1965. mapa
do ramal em 1961
RAMAL DE DOM SILVÉRIO: O ramal de Saúde - depois Ramal
de Dom Silvério foi entregue ao trtáfego nos anos
de 1886 e 1887, com ponto terminal em Saúde (Dom Silvério).
Era a continuação da linha que vinha de Ubá
e Ponte Nova, mas com a entrega, em 1916, da linha Ponte Nova-Matipoó
(Raul Soares), o trecho Ponte Nova-Saúde passou a ser considerado
um ramal. Ele foi suprimido em 30/06/1973. mapa
do ramal em 1961
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