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VXY Mogiana em MG
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Bandeiras
Parada Paulista
Bituruna
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E. F. Leopoldina (anos 1950-1975)
RFFSA (1975-1994)
PARADA PAULISTA
Município de Urucânia, MG
Linha de Caratinga-km 473,003 (1960)
  MG-1543
Altitude: -   Inauguração: anos 1950
Uso atual: fechada e abandonada (2014)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: "A Parada Paulista foi construída pela RFFSA, provavelmente no final dos anos 1950, inicio dos 1960, para apoio ao armazem da Cia. Agricola Pontenvense Usina Jatiboca. Com a desativação da linha tanto a parada quanto o armazem hoje estão abandonados. A usina é talvez a única em operação na região de Ponte Nova, produzindo açucar e álcool. Situa-se entre Bandeiras e Bituruna, municipio de Urucania, MG." (Gutierrez L. Coelho, 09/2004).

Esta parada não aparecia nos guias de trens. Em dezembro de 2006, porém, a usina parece não estar mais operando. Em 2014 a parada estava fechada e abandonada.

(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Amadeu Miguel Gomes, 2007; Gutierrez L. Coelho, 2004)
     

A parada, em 07/09/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

O armazém ao lado da parada, em 07/09/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A parada Paulista em 21/12/2006. Foto Amadeu Miguel Gomes

A parada, em 2014. Foto Julio AlvesL
 
     
Atualização: 28.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.