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E.
F. Leopoldina (anos 1950-1975)
RFFSA (1975-1994) |
PARADA
PAULISTA Município
de Urucânia, MG |
Linha de
Caratinga-km 473,003 (1960)
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MG-1543 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos
1950 |
Uso atual: fechada e abandonada (2014) |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias
linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O
trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903
e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883
e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega
à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto
em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue
entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha
até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a
Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no
centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os
dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens
de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trens mistos
fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga,
vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL),
a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte
Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo
"tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: "A Parada Paulista foi construída pela RFFSA, provavelmente
no final dos anos 1950, inicio dos 1960, para apoio ao armazem da
Cia. Agricola Pontenvense Usina Jatiboca. Com a desativação da linha
tanto a parada quanto o armazem hoje estão abandonados. A usina é
talvez a única em operação na região de Ponte Nova, produzindo açucar
e álcool. Situa-se entre Bandeiras e Bituruna, municipio de Urucania,
MG." (Gutierrez L. Coelho, 09/2004).
Esta parada não
aparecia nos guias de trens. Em dezembro de 2006, porém, a
usina parece não estar mais operando. Em 2014 a parada estava fechada e abandonada.
(Fontes: Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Amadeu
Miguel Gomes, 2007; Gutierrez L. Coelho, 2004) |
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A parada, em 07/09/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
O armazém ao lado da parada, em 07/09/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A parada Paulista em 21/12/2006. Foto Amadeu Miguel Gomes |
A parada, em 2014. Foto Julio AlvesL |
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Atualização:
28.06.2021
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