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E. F. Leopoldina
(1904-1975)
RFFSA (1975-1994) |
PIRACEMA
Município de Três Rios, RJ |
Linha de Caratinga - km 131,537
(1960) |
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RJ-1665 |
Altitude: 272 m |
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Inauguração: 01.10.1904 |
Uso atual: abandonada (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este
trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Piracema, inaugurada em 1904, ficava aparentemente próxima
à fazenda do Travessão, na divisa dos Estados
do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e às margens do rio Paraibuna.
Na linha que passava por Piracema rodaram trens de passageiros
até a primeira metade dos anos 1970, e foi suprimida oficialmente
somente em 1994, depois de anos sem uso.
Estava abandonada em 2018.
ACIMA: Mapa do entroncamento ferroviário
de Três Rios. A estação de Piracema está
no ponto onde a linha para Caratinga encontra o rio Paraibuna em sua
margem esquerda. De todas essas linha existentes no final dos anos
1950, somente restam as da antiga Central do Brasil, passando pela
estação de Três Rios e seguindo para Serraria
(bitola larga) e cruzando o rio Paraibuna ao sul da antiga linha da
Leopoldina (bitola estreita) (IBGE - Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1957).
(Fontes: Marcos M. Dutra; Ronaldo Ribeiro Filho;
Memória Histórica da Central do Brasil, 1908, p. 500;
http://otremexpresso.blogspot.com.br (12/2017); Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
08.09.2018
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