|
|
Cia. União
Mineira (1883-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ROÇA
GRANDE
Município de |
Linha de Caratinga - km 215,950 (1960) |
|
MG-1798 |
Altitude: 320 m |
|
Inauguração: 17.06.1880 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
|
A ESTAÇÃO: A
estação de Roça Grande foi inaugurada
ainda pela União Mineira em
1880 (Veja caixa de 1880, abaixo).
"Sobre a estação de Roça Grande
posso dizer que era diferenciada. Até mesmo em sua construção.
Possuía as cabeceiras em alvenaria, de um lado ficava a Agência,
o armazém enorme construído todo em madeira planadas
por escravos, diziam os antigos moradores, e a outra extremidade a
residência do chefe - que era a nossa casa. Localizava-se em
uma curva fechada onde só poderia ver os trens chegando ou
saindo próximos as extremidades das plataformas. Era linda.
Nunca vi outra igual. Pagou caro por ser construída 80% em
madeira. Foi demolida e teve suas madeiras vendidas" (Milton
Rodrigues Palhares, Paraíba do Sul, RJ).
1880
AO LADO: Inaugração das estações de Roça Grande e de São João Nepomuceno (A Actualidade, 26/6/1880) |
|
|
|
|
|
A estação, por volta de 1960. Acervo Milton Palhares |
A estação em 1990. Foto Hugo Caramuru |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.05.2020
|
|