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E. F. Leopoldina
(1930-1975)
RFFSA (1975-1994) |
VERMELHO
VELHO
Município de Raul Soares, MG |
Linha de Caratinga - km 555,188 (1960) |
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MG-1810 |
Altitude: 421 m |
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Inauguração: 14.12.1930 |
Uso atual: pesque-pague |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931? |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 1980
(em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de
passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga
linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada
em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho
intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A data oficial
de inauguração da estação de Vermelho
Velho seria em dezembro de 1930, segundo o Guia Geral de 1960.
Porém, a Leopoldina considera-o como tendo sido em 1931: "A
estação denominada Vermelho Velho, inaugurada em 1931, serve também
à povoação de Vermelho Novo, distante 15 quilômetros aproximadamente
do eixo da linha, e com mais de 1500 habitantes; e à de Óculo
dos Pintos, situada a uma distância aproximada de 18 quilômetros,
com uma população, mais ou menos, de 800 habitantes." (descrição
da própria E. F. Leopoldina sobre a estação,
na época da inauguração da estação)
Pelo menos até 1980 ainda trafegavam por ali trens mistos,
trazendo
ACIMA: O conjunto da estação, fora da
cidade e À beira da rodovia. Vêem-se a caixa d'água,
a estação e o armazém. O lago que hoje existe
junto a elas não pode ser visto por causa de onde foi tomada
a fotografia (Foto Amadeu Miguel Gomes, em janeiro de 2008). ABAIXO:
Mapa da linha mostrando a cidade e a estação de Vermelho
Velho (Arquivo Publico Mineiro, 1949).
passageiros para a estação. A Câmara
Municipal de Raul Soares descrevia a situação
da estação em outubro de 2001 como: "A Estação
Ferroviária de Vermelho Velho é distante de Raul Soares 25 km. Foi
grande centro de comércio e servia como ponto de abastecimento da
região. Possui uma nascente de água, que já serviu como abastecimento
para máquinas a vapor. Em 1990 passou por ampla reforma, instalando
nas suas dependências o centro de Ensino e Fomento da aqüicultura
de Raul Soares. Atualmente ele serve como centro de desenvolvimento
da piscicultura. Atualmente o local encontra-se desocupado. Não foram
encontrados documentos referentes ao imóvel. Típico exemplar da arquitetura
ferroviária mineira. A antiga estação de ferro é composta por dois
blocos similares, dispostos paralelos um ao outro. Estão implantados
em terreno de pequeno aclive recuados em relação à estrada. O embasamento
em alvenaria de pedra conforma as plataformas. Estas são cobertas
pela extensão dos beirais, que são sustentados por mãos-francesas
em madeira. Os telhados, estruturados em madeira e cobertos com telha
francesa, possuem duas águas. O bloco correspondente à antiga estação
propriamente dita, ou seja, onde os passageiros embarcavam e desembarcavam,
hoje serve de alojamento para funcionários. O prédio possui 144 m²
de área construída em paredes de tijolo maciço, revestidas com argamassa
pintadas na cor bege. O chapisco pintado na cor cinza e as pedras
almofadadas compõem o barrado que contorna o edifício. As esquadrias
em madeira são pintadas na cor verde oliva, sendo as janelas compostas
por duas folhas divididas em veneziana e vidro; as portas, uma folha
com bandeira fixa em vidro; e, o portão, uma folha de correr. A edificação
é dividida em nove cômodos, são eles: três quartos, dois banheiros,
cozinha, área de serviço, depósito e bilheteria. Esta possui piso
em ladrilho. dependências, em cimentado, todos possuem teto em tabuado.
Em ambas empenas há em alto-relevo o nome da estação, Vermelho Velho.
O armazém, que corresponde ao outro bloco, possui as mesmas características
da estação, porém abrange uma área menor, com 100 m², e possui piso
em lajeado e teto em telha vã. Localizada em um vale, a estação predomina
em relação ao conjunto de
construções do povoado. Este é composto por edificações de tipologia
neocolonial, em estado regular de conservação e encontram-se implantadas
no alinhamento da estrada de terra, a qual é paralela à estrada de
asfalto que liga Raul Soares e Caratinga. O entorno é cercado por
montanhas ricas em quartzo branco. A estação encontra-se em bom estado
de conservação, apresentando ressecamento das madeiras das esquadrias
e poucas telhas quebradas. Além do telhado, algumas esquadrias também
sofrem com a ação dos cupins. (Cintia Honorato, Câmara
Municipal de Raul Soares, 2001). "A estação de Vermelho
Velho situa-se numa fazenda onde há um pesque-e-pague. Note os lagos
entre os prédios da estação (foto abaixo)" (Pedro Paulo
Resende, 05/2006). Em outra casa ali no antigo pátio, ainda
mora (12/2006) o aposentado José Gomes, antigo responsável
pela conservação da via permanente, e lê-se claramente no letreiro,
em vermelho, EFLDVP, ou Estrada de Ferro Leopoldina - Departamento
de Via Permanente. Esta casa fica proximo à estação, na saída
da cidade, onde à esquerda você vai para Raul Soares
e à direita, para Bom Jesus do Galho.
(Fontes: Pedro Leal Dutra; Pedro Paulo Rezende;
Amadeu Miguel Gomes; Cintia Honorato, Câmara Municipal de Raul
Soares; Arquivo Publico Mineiro; dados da E.
F. Leopoldina, 1931; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-80) |
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A estação em 2006. Acervo Pedro Paulo Resende |
A estação em 2006. Acervo Pedro Paulo Resende
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A estação em 19/12/2006. Foto Amadeu Miguel Gomes |
A estação em 19/12/2006. Foto Amadeu Miguel Gomes
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Estação de Vermelho Velho em 31/12/2001. Foto
Pedro Leal Dutra |
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Atualização:
04.03.2014
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