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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Caiapó
Doutor Junqueira
Pirapetinga
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
 
E. F. Pirapetinga (1880-1883)
E. F. Leopoldina (1883-1964)
DOUTOR JUNQUEIRA
(antiga X e X)
Município de Pirapetinga, MG
Ramal de Pirapetinga - km 293,307 (1960)   MG-4807
Altitude: 175 m   Inauguração: 29.01.1880
Uso atual: desconhecido (2021)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1876, foi dada a concessão para o Major Antonio Alves Pereira da Silva construir uma ferrovia ligando a estação de Volta Grande a Santana de Pirapetinga. Em 1880 foi aberto o primeiro trecho e neste mesmo ano a estrada chegou a Pirapetinga. Em 1885, a Leopoldina incorporou o trecho, que passou a ser um ramal. Em 12/08/1964, o ramal foi suprimido.
 

A ESTAÇÃO: Conto aqui com a valiosa colaboração do Fabio Monteiro em relação a esta estação. Apenas uma nmota aqui: não consegui fotografias antigas ou atuais desta estação.

"Oi Ralph, escrevo porque acho que descobri uma estação ferroviária mineira não listada por você. É a estação de S. Sebastião do Pirapetinga, da E.F. Pirapetinga, a última antes do destino final, ou seja, entre a Santa Clara e a Pirapetinga.

Dela encontrei um mapinha (do Almanak Laemmert de 1892), um aviso no Almanak Laemmert de 1883 (reprisado no de 1885) e mesmo alguns selos com o carimbo da estação. Pois é, até agência postal tinha lá. Envio em anexo uma imagem de carimbo de lá, da coleção Karlheinz Wittig.

Ao buscar no seu site a estação de Pirapetinga, aqui:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_1/pirapetinga.htm

...vi lá um mapinha do final da linha, onde se via a estação Caiapó (ex-Santa Clara) mas também uma pequena localidade ou estação chamada Dr. Junqueira, ao longo da linha. Esse deve ter sido o nome posterior da estação S. Sebastião do Pirapetinga.

Resta ainda descobrir quando a estação abriu, mas deve ter sido entre 1880 e 1882 (o Almanak Laemmert de 1883 deve ter concluído a redação em 1882). E pelo visto tanto a estação quanto sua agência postal tiveram vida curta: os carimbos de lá tenho de ca.1884 até 1890.

"Depois, andei pesquisando um pouco mais e cheguei à conclusão de que havia duas estações chamadas S. Sebastião na E. F. Pirapetinga. Uma antes, a outra depois de Santa. Clara (Caiapó). A que ficava ao oeste é a antiga São Sebastião, de 1880 (apesar de o Paula Sobrinho sustentar que é anterior), e que depois se chamou S. Sebastião da Estrella, e ainda Estrela Dalva, hoje sede municipal. É desta estação que fala o artigo da revista de Engenharia de 1880.

A outra estação, ao leste de Santa Clara (como se vê no mapa do Alm. Laemmert de 1892), seria posterior, chamada S. Sebastião do Pirapetinga (decerto por ficar mais perto de lá), também para diferenciar da outra S. Sebastião

Uma pista importante pra diferenciar as estações são seus carimbos. O da velha S. Sebastião era o P. Ayres 1478 que aparece em selos emitidos a partir de 1878 (imagem anexa). Depois veio um outro, a partir de ca. 1884, onde se lia E. DE S. SEBASTIAO (ver imagem com EB, da internet). Mas como o lugar já se chamava S. Sebastião da Estrella, ele foi substituído no início da República pelo terceiro (imagem com final DK, da coleção Dieter Kerkhoff).

Já o outro S. Sebastião (do Pirapetinga) é aquele mais raro, que acabou sumindo, junto com a estação e a agência postal.

Abraços do Fabio".


ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostrando as estações de Pirapetinga, Doutor Junqueira e de Caiapó, no ramal vindo de Estrela Dalva (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).

(Fontes: Brazil Ferrocarril, 7/8/1924; Actualidade, 1880; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)


     
   
     
     
Atualização: 16.05.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.