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E. F. Leopoldina
(1886-1967) |
SUMIDOURO
Município de Sumidouro, RJ |
Ramal de Sumidouro - km 214,419 |
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RJ-1824 |
Altitude: 346 m |
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Inauguração: 1886 |
Uso atual: demolida nos anos 1970 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Sumidouro surgiu da compra da Cia. E. F. do Sumidouro pela Leopoldina,
em 1885, logo depois da abertura ao tráfego entre Melo Barreto
e a fazenda Bella Joana. Com exceção do pequeno trecho
inicial, em Melo Barreto, MG, ele corria todo em território
fluminense. Em 1886 ele foi prolongado até a estação
nova de Sumidouro, e em 1889 ele chegava a Conselheiro Paulino, na
linha do Cantagalo. Os trens de passageiros corriam no trecho entre
Melo Barreto e Nova Friburgo, percorrendo um trecho da linha do Cantagalo.
Em 31/05/1967 o ramal foi suprimido. |
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A ESTAÇÃO: Foi esta a segunda
estação com o nome Sumidouro, inaugurada em 1886.
A primeira foi o ponto terminal do ramal e ficava na fazenda Bella
Joana, e funcionou de 1885 a 1886 com o nome de Sumidouro.
Depois ela recebeu o nome da fazenda.
Não era nenhuma maravilha
a administração do ramal pela Leopoldina, já
na época com sérios problemas financeiros e que a levariam
à falência em 1897.
O jornal O Friburguense, de 13.08.1892,
publicava: "...informaram-nos que os produtos das lavouras, como
o café, que é o principal dos municípios do Carmo, Sumidouro e parte
de Nova Friburgo, são conduzidos por esta estrada com grande demora,
ficando completamente cheias as estações de Bella Joana, Sumidouro,
Barão de Aquino, Murinelly, Dona Mariana e Conselheiro Paulino, sendo
alguns destes gêneros expedidos a custo de muitas rogativas dos remetentes,
que não poucas vezes testemunham a depreciação dos seus gêneros. Os
fretes das bagagens são elevados excessivamente e as taxas que pagam
os transeuntes são altamente fabulosas, comparando-se com as das
outras vias similares. Quanto tempo gasta o expresso de Friburgo ao
Porto Novo? Sem receio de errar-se, o mesmo que se gastaria de Paris
à China. [...] Omitimos nesta exposição os contínuos descarrilhamentos
e as paradas constantes por falta de água e por não ter carvão suficiente.
[...] Há, não sabemos ao certo o tempo, quatro anos mais ou menos,
que este ramal está em movimento e servindo muito mal com uma tabela
[...] organizada provisoriamente à feição dos interêsses da Companhia,
e este estado provisório tem continuado e continuará porque é lucrativo
para a estrada e prejudica unicamente o público, pois que a isso não
há quem ponha diques, obstáculos, estorvos, barreiras. [...]".
A estação de Sumidouro funcionou até 31/05/1967,
quando o ramal foi fechado.
ACIMA: trem da Leopoldina atravessando a Ponte Seca,
em Sumidouro, RJ, subindo no sentido da estação de Murinelli (Autor
e data desconhecidos - provavelmente anos 1940).
ACIMA: O mesmo viaduto em 2018 (Facebook/Autor
desconhecido).
(Fontes: Yvan Peixoto Jr., de Sumidouro,
RJ) |
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O trem em Sumidouro, vendo-se a estação no canto
direito da foto. Foto enviada por Yvan Peixoto Jr. |
O trem no pátio de Sumidouro. Anos 1930? Foto enviada
por Yvan Peixoto Jr. |
Estação do Sumidouro, sem data. Foto enviada por
Yvan Peixoto Jr. |
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Atualização:
09.05.2019
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