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Cia. Lloyd Brasileiro
(1887-1898)
Espirito Santo and Caravellas Ry. Co. Lmtd. (1898-1907)
E. F. Leopoldina (1907-c.1910?) |
CACHOEIRO-CARAVELAS
Município de Cachoeiro do Itapemirim,
ES |
Ramal Sul do Espírito Santo - km |
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ES-3462 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1887 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O Ramal Sul
do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem
na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na
região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo,
e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A
Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive,
do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos
estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do
Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo
o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913.
No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para
passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O outro trecho,
Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação,
em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo
à estação de Coutinho, para transportar mármore
e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cachoeiro da Estrada de Ferro Caravelas foi a primeira estação
de Cachoeiro do Itapemirim, inaugurada em 1887. Ficava na atual
Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade.
Pelo menos
até 1903, ela funcionava como passagem dos trens que vinham
de Vitória e seguiam até Rive; depois,
com a ampliação desta linha até a linha do
Manhuaçu, em Espera Feliz, e o prolongamento até
o Estado do Rio de Janeiro, em Campos, da que seria a linha
do Litoral da Leopoldina, esta, que comprara a ferrovia em 1907,
passou a ter duas estações na cidade.
A estação foi por fim desativada:
em 1924, é certo que a velha estação da E. F. Caravelas
não mais existia. Os trens para Vitória, Rio
de Janeiro e Espera Feliz passaram a sair todos da estação
da Leopoldina, sobrando apenas além desta a estação
da E. F. Itapemirim, que jamais foi abocanhada pela Leopoldina.
ACIMA: A sequência de mapas mostra, à
esquerda, a posição das ferrovias antigas que cortavam
Cachoeiro; ao centro, as mesmas ferrovias e a variante de 1995; por
fim, à direita, a variante de 1995, que foi rudo o que sobrou
(Plotagem dos esquemas: Gladstone Rubim, 2006)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo H. Thiengo;
Milton Palhares; Sebastião Faria Camargo; Paulo Szabadi; Marcos
A. Farias; América M. Moysés; Gladstone Rubim, in memoriam; Edmundo
Siqueira, Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
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A estação de Cachoeiro da E. F. Caravelas, em
foto sem data, provavelmente por volta de 1910. Foto cedida
por Gladstone Rubim |
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Atualização:
10.10.2021
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