|
|
E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2007) |
MORRO
GRANDE
Município de Cachoeiro do Itapemirim,
ES |
Ramal Sul do Espírito Santo - km
486,843 (1960) |
|
ES-0561 |
Altitude: |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: estação e depósito
da FCA |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O Ramal Sul
do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem
na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na
região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo,
e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A
Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive,
do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos
estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do
Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo
o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913.
No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para
passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O outro trecho,
Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação,
em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo
à estação de Coutinho, para transportar mármore
e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Morro Grande era a primeira a partir de Cachoeiro do
Itapemirim, no ramal Sul do Espírito Santo.
Apesar
da erradicação do ramal no começo dos anos 1970,
os trilhos foram mantidos entre Cachoeiro e próximo
à estação de Coutinho, para o transporte
de mármore e granito das diversas serrarias dessa pedras que
existem ao longo dos trilhos.
Em 2005, o trecho inicial do ramal ainda
estava operante. Aliás, a estação de Morro
Grande tinha então uma importância muito maior do que no passado;
foi incorporada em 1995 à variante que fez a ferrovia passar
por fora da cidade de Cachoeiro do Itapemirim e é hoje
o seu pátio principal ferroviário, mantendo o seu nome
original.
A estação foi desativada em 2007, não
servindo mais à FCA.
ACIMA: A sequência de mapas mostra, à
esquerda, a posição das ferrovias antigas que cortavam
Cachoeiro; ao centro, as mesmas ferrovias e a variante de 1995; por
fim, à direita, a variante de 1995, que foi rudo o que sobrou
(Plotagem dos esquemas: Gladstone Rubim, 2006).
ACIMA: A estação
de Morro Grande (Autor e data desconhecidos).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Gladstone Rubim;
Marcos A. Farias; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). |
|
|
|
A estação de Morro Grande, provavelmente anos
1950. Autor desconhecido |
A estação de Morro Grande ainda estava de
pé em 2003 e com trilhos. Foto Gladstone Rubim |
Entrada do pátio de Morro Grande em 04/12/2005. Foto
Marcos A. Farias |
Estação de Morro Grande com locomotiva da FCA
em 04/12/2005. Foto Marcos A. Farias |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.10.2021
|
|