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Cia. E. F. Carangola
(1884-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1973) |
CÂNDIDO
FROES
(antiga POÇO FUNDO)
Município de Itaperuna, RJ |
Linha de Carangola - km 449,983
(1960) |
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RJ-1708 |
Altitude: 123 m |
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Inauguração: 05.12.1884 |
Uso atual: moradia (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída em 20 de março
de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas Províncias do
Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, o que viria a ser
mais tarde a linha de Carangola, incorporado pela Cia. Leopoldina
em 1890, foi aberto entre as estações de Murundu e de Santo Antonio
do Carangola (Porciúncula) entre os anos de 1878 e 1886. A Linha de
Carangola foi extinta pela RFFSA em 31/12/1973 no trecho entre Porciúncula
e Itaperuna, e em 1/11/1977 no trecho restante. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Poço Fundo foi inaugurada em 1884 pela E. F. Carangola.
Nesse mesmo ano, a linha foi estendida até Patrocínio
de Muriaé, e, dois anos depois, uma outra linha também
saindo de Poço Fundo se estenderia até Porciúncula.
O trecho de 1884 ficou, então, conhecido como Ramal do Poço
Fundo, uma ligação entre as linhas de Carangola
e do Manhuaçu que formava um triângulo.
A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama,
que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa
venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
Nos anos 1940, a estação teve o nome alterado para Cândido
Froes.
Logo após a estação, cerca de 50 metros, em 2017, a bifurcação dos ramais, hoje estradas de terra que servem a algumas propriedades
A estação foi fechada "em caráter definitivo"
em 01/06/1971, de acordo com o relatório da Leopoldina
desse ano. Trens de passageiros que passavam por ali foram desativados
em 31/12/1973.
Em 2017 a estação já havia sido restaurada e servia
como moradia.
(Fontes: Foto Fabio Paixão Assunção;
Lucio Fernandes; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de
Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 2006. Foto Elmo Gomes de Souza |
A estação em 2006. Foto Elmo Gomes de Souza |
A velha estação, restaurada, reformada em 2017. Foto Fabio
Paixão Assunção |
A antiga estação, restaurada, em 20/1/2017. Foto Fabio Paixão Assunção |
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Atualização:
05.10.2021
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