A ESTAÇÃO: A estação
de Cachoeiro foi inaugurada em 1878 (há fontes que citam
a data de 4 de dezembro do mesmo ano e não 29 de novembro).
Era então a estação terminal da linha que vinha
de Campos e Murundu, e assim ficou por alguns anos até
que fosse definitivamente prolongada até Porciúncula.
Como é sabido, o trecho entre Murundu e Campos
da E. F. Carangola mais tarde tornou-se parte da linha do litoral,
sendo denominado de Linha do Carangola o trecho entre Murundu
e Porciúncula.
Na inauguração da estação,
compareceu o casal imperial. O imperador teria acompanhado a comitiva
até as cachoeiras do rio Muriaé e ficado apreciando
o belo espetáculo, como conta a história.
As obras estiveram
paradas nessa estação de 1878 a 1881, quando seguiram
para Porto Alegre (Itaperuna) e mais algum tempo nessa
estação até finalmente serem terminadas, alcançando
Porciúncula, devido a disputas de interesses entre a
E. F. Leopoldina e esta ferrovia no trecho próximo a Carangola.
A localidade de Cachoeiro, que deu o nome inicial da estação,
ficava na margem oposta do rio. Em 1892 o nome foi alterado para
Cardoso Moreira, fazendeiro, governador do Rio de Janeiro, comendador e principal acionista
da E. F. Carangola, além de grande investidor em obras na região (ver caixa abaixo, de 1892).
A ferrovia
foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama,
que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa
venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A cidade acabou se desenvolvendo em torno da estação,
mas somente em 1993 houve a transformação em município.
Trens de passageiros foram desativados em 1/11/1977,
quando a estação foi fechada. Nesta época, o
trem saía diariamente de Murundu às 8:25 da manhã
e chegava em Cardoso Moreira às 9:35. Às 16:49,
o trem passava de volta para Murundu, onde se encontrava com
o trem que ia para Niterói.
O prédio da estação
estava inteiro em setembro de 2007, havia sido repintado sem a preocupação
de se manter os símbolos da ferrovia, mas estava de pé, ocupada por destacamento
da Polícia Militar do Estado do Rio. Também se indica
que ali seria a Câmara Municipal. Fica a dúvida.
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1892
AO LADO: Mudança de nomes de estações da Leopoldina, entre as quais Cachoeiro, que passou a se chamar Cardoso Moreira (O Estado de S. Paulo,
20/09/1892). |
ACIMA: A cidade de Cardoso Moreira e o rio Muriaé.
Em janeiro de 2012, a cidade sofreu mais uma vez com as cheias. Não
tem mais ferrovia, mas, na época desta, várias vezes
o tráfego ficou interrompido no ramal e trilhos foram levados
pelas águas (O Estado de S. Paulo, 15/1/2012).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Guia Geral das Estradas
de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |