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Cia. E. F. Carangola
(1880-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1977) |
ITALVA
(antiga MONÇÃO)
Município de Italva, RJ |
Linha de Carangola - km 404,156 (1960) |
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RJ-1707 |
Altitude: |
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Inauguração: 10.06.1880 |
Uso atual: abandonada (2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Companhia
Estrada de Ferro do Carangola foi constituída em 20 de março de 1875.
Tinha a concessão para diversas linhas nas Províncias do Rio de Janeiro
e do Espírito Santo. Entre essas, o que viria a ser mais tarde a linha
de Carangola, incorporado pela Cia. Leopoldina em 1890, foi aberto
entre as estações de Murundu e de Santo Antonio do Carangola (Porciúncula)
entre os anos de 1878 e 1886. A Linha de Carangola foi extinta pela
RFFSA em 31/12/1973 no trecho entre Porciúncula e Itaperuna, e em
1/11/1977 no trecho restante. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Monção foi inaugurada em 1880 pela E. F. Carangola,
no trecho aberto entre Travessão e São Pedro
(Paraíso). A ferrovia foi vendida em 1890 para a E.
F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou
para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido
em 1888, segundo alguns autores.
A estação passou a
se chamar Italva nos anos 1940.
Trens de passageiros foram
desativados em 1/11/1977, quando a estação foi fechada.
Em 2007 a situação era a seguinte: "Passei hoje
por Italva, onde tomei as fotos anexas. Em relação à foto que meu
irmão tirou, no final de 2005 (abaixo) as coisas pioraram e muito.
O prédio está totalmente abandonado e literalmente estrangulado, sufocado
por construções recentes à sua volta. Tudo leva a crer que a Prefeitura
local, não tendo como ou não querendo mesmo fechar um acordo com a
extinta RFFSA, preferiu esperar a ação do tempo e o desmoronamento
natural do prédio, o que não deve demorar muito a acontecer. A invasão
por mendigos e sem teto é um fato, sujeira por todo lado, abandono
total, um pena. A cessão dos terrenos no entorno da estação, de forma
legal ou não, para novas construções, é também um fato. Pergunta-se
onde estão, em determinados momentos, as cabeças dos nossos governantes?
o prédio da estação, pelo seu valor histórico e pela sua solidez,
deveria receber prioridade das autoridades locais e não o contrário,
como se pode constatar" (Gutierrez L. Coelho, 9/9/2007).
Em 2010, a situação da estação era
péssima.
(Fontes: Giovanni Coelho; Gutierrez L. Coelho; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro
Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Italva em 12/2005. Foto Giovanni
Coelho |
Dístico de Italva ainda sobrevivia em 9/9/2007. Foto
Gutierrez L. Coelho |
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Atualização:
08.10.2021
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